O Novo Hospital Regional de Picos realizou uma capacitação para os colaboradores do hospital e da UPA 24 horas da cidade sobre a leptospirose, dando continuidade às ações do Centro de Operações de Emergência (COE). A iniciativa teve como objetivo orientar os profissionais sobre a conduta adequada diante do surgimento de doenças decorrentes dos alagamentos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade e toda a região.
“O plano de contingência elaborado pelo COE tem como foco garantir assistência às vítimas, incluindo a prevenção de doenças. A leptospirose está entre as mais comuns após episódios de enchentes, como as que ocorreram em Picos. Por isso, é fundamental estarmos preparados para atender, de forma rápida, segura e eficiente, os casos que possam surgir”, explicou o médico infectologista Vinícius Coelho, responsável pela capacitação.
O especialista reforça a importância de atenção aos sinais e sintomas da doença. “Se a pessoa apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas ou vômitos após contato com água de enchentes, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para a realização de exames. Caso a suspeita seja confirmada, o tratamento adequado deve ser iniciado o quanto antes”, alerta o médico.
Administrados pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com o Governo do Piauí, o Novo Hospital Regional de Picos e a UPA 24 horas seguem comprometidos em prestar assistência à população local e às regiões vizinhas, garantindo atendimento de qualidade e reforçando o suporte ao sistema de saúde.
Mín. 22° Máx. 32°