
O Projeto de Lei 3356/24 determina que escolas ofereçam atividades esportivas aos estudantes em períodos não letivos. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) .
Atualmente, pela LDB, esses estabelecimentos, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, já têm a incumbência de articular-se com as famílias e com a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
Ao acrescentar na LDB a oferta de atividades esportivas para os alunos em períodos não letivos, a proposta determina ainda que seja considerada a disponibilidade orçamentária e financeira dos estabelecimentos de ensino.
Redução da vulnerabilidade
“Além de promover benefícios para o desenvolvimento biopsicossocial, a prática esportiva também é capaz de contribuir para mitigar situações de vulnerabilidade social”, defendeu o autor da proposta, deputado Douglas Viegas (União-SP).
O parlamentar acrescenta que as atividades esportivas ajudarão a manter os alunos ativos nas férias. "O que é crucial para a prevenção de doenças e a promoção de um estilo de vida saudável.”
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Projeto aumenta pena para agressor de mulher que usar manipulação para se aproximar da vítima
Câmara Cancelado debate sobre falta de energia elétrica nos municípios brasileiros
Câmara Comissão aprova permissão para trabalhador descontar valor do aluguel direto no salário Mín. 22° Máx. 35°