
O balanço mensal, com dados extraídos pela Supesp, também aponta a redução nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) ocorridos em janeiro de 2025 na Região Metropolitana de Fortaleza e Interior Sul
Dando seguimento e consolidando a diminuição registrada no segundo semestre de 2024, o primeiro mês de 2025 registrou redução nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). O trabalho das Forças de Segurança do Ceará resultou na redução de 16,5% nos CVLIs ocorridos em Fortaleza durante o mês de janeiro de 2025. Com 66 registros no período, são 13 casos a menos, em comparação com o primeiro mês do ano passado, quando ocorreram 79 mortes violentas. O Ceará também apresentou diminuição no indicador. No primeiro mês deste ano, houve redução de 5,3% nos CVLIs no Estado. Aconteceram 269 casos, enquanto no mesmo período de 2024, houve 284 CVLIs, 15 casos a menos. Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, o resultado positivo representa a união entre o empenho dos servidores do Sistema de Segurança Pública, investimentos do Governo do Ceará, a integração entre os órgãos e a aplicação de estratégias focadas em gestão por resultado. “Eu quero agradecer aos nossos profissionais da Segurança Pública e dizer que o empenho dos senhores e das senhoras têm contribuído diretamente para que a gente busque, cada vez mais, um estado do Ceará mais tranquilo e pacífico”, destacou o gestor da SSPDS.
“A Segurança Pública é um desafio no Brasil inteiro, e aqui no Ceará também é um desafio, mas com o empenho dos senhores e das senhoras; com o profissionalismo diário; com as condições de trabalho que estamos buscando dia e noite para que os nossos agentes de Segurança Pública trabalhem com dignidade, nós conseguimos reduzir progressivamente esses indicadores e assim trazer cada vez mais paz e tranquilidade para a nossa sociedade”, concluiu o secretário Roberto Sá.

Nos municípios que fazem parte do Interior Sul, a redução dos CVLIs no mês passado ficou em 17,2%, com 53 registros no período. Comparando com janeiro do ano passado, foram 11 ocorrências a menos. Naquele mês, aconteceram 64 casos de mortes violentas nos municípios que compõem a região. Já na Região Metropolitana de Fortaleza, a diminuição ficou em 1,5% com 64 CVLIs em janeiro de 2025, contra 65 casos no primeiro mês do ano passado.
A partir de julho de 2024, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) intensificou os investimentos e estratégias para auxiliar na redução dos indicadores criminais. Em novembro de 2024, foram entregues 3.527 novos equipamentos e licenças que permitirão com que o Ceará tenha a maior rede integrada de radiocomunicação nas Forças de Segurança do Brasil. Em 2024, foram convocados 1.623 novos policiais militares, representando o compromisso do Governo do Estado em assegurar boas condições de trabalho e estimular os profissionais da Segurança Pública, já reconhecidos pela sociedade cearense pelos serviços prestados.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônicohttps://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Piauí Delegacia-Geral processa mais de 4,5 mil denúncias anônimas através de canal da Polícia Civil do Piauí
Segurança Pefoce realiza mais de 8 mil inserções no ranking nacional de análises balísticas
Piauí Ferramenta inovadora no Brasil, BO Fácil supera 50 mil atendimentos em cinco meses de funcionamento
Piauí Governo do Piauí realiza destruição de 1.566 armas de fogo nesta segunda (8)
Segurança Suspeito de tráfico de drogas e integrar grupo criminoso é preso em flagrante em Maranguape
Violência no Ceará Ceará volta a registrar queda nos homicídios após quatro meses de alta
Segurança Profissionais que transformam vestígios em provas: Pefoce celebra o Dia do Perito Criminal
Segurança Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PMCE durante ação em Cascavel
Segurança Ação integrada entre PCCE e PC-AM resulta em três prisões e apreensões de armas e drogas em Fortaleza Mín. 24° Máx. 38°