
As lentes de contato representam uma alternativa eficiente para a correção visual, mas nem todos os usuários conseguem se adaptar ao acessório. De acordo com a Dra. Michelle Lima Farah Santinello, oftalmologista do hospital H.Olhos, integrante da rede Vision One, fatores como escolha inadequada do tipo de lente, problemas anatômicos e baixa lubrificação ocular podem influenciar na adaptação.
A médica explica que a seleção inadequada do tipo de lente pode comprometer o conforto e a saúde ocular. “A escolha inadequada, como lentes com curvaturas ou materiais não apropriados ao formato do olho do paciente, pode levar a uma má adaptação. Lentes rígidas, lentes antigas ou lentes compradas sem uma indicação médica podem causar desconforto, irritação e uma sensação de pressão nos olhos. Isso pode levar à dificuldade em usá-las por períodos prolongados e aumentar a probabilidade de o paciente rejeitar as lentes, buscando alternativas mais confortáveis.”
Além da incompatibilidade entre a lente e o olho do usuário, questões anatômicas podem dificultar a adaptação. “Fatores como a forma da córnea, a sensibilidade ocular, a quantidade de lágrimas produzidas (síndrome do olho seco), pálpebras que não fecham completamente ou outros problemas oculares como ceratocone e astigmatismo podem dificultar a adaptação às lentes de contato”, acrescenta a oftalmologista.
Dessa forma, o desconforto persistente, irritação, vermelhidão ocular, visão embaçada e a sensação de secura ou corpo estranho são sinais de que o tipo de lente utilizado pode não ser o mais adequado.
A substituição por outro modelo e a reavaliação oftalmológica são essenciais nesses casos. “O acompanhamento profissional é essencial para ajustar as lentes, prescrever tipos adequados, orientar sobre a higiene e cuidados e monitorar a saúde ocular. Um profissional pode identificar problemas antes que eles se tornem mais sérios e fazer recomendações personalizadas”, destaca a Dra. Michelle.
A evolução tecnológica tem oferecido opções mais confortáveis e adaptáveis para diferentes perfis de usuários. “Avanços como lentes de contato de silicone hidrogel, que oferecem boa oxigenação, lentes rígidas e esclerais feitas sob medida e cada vez mais personalizadas, além de materiais que minimizam a secura ocular, têm contribuído para uma melhor experiência do usuário”, afirma a médica.
Por fim, a oftalmologista explica que a adaptação às lentes de contato varia de pessoa para pessoa, e o processo pode exigir paciência e ajustes.
Piauí Médicos argentinos conhecem programa de espasticidade desenvolvido no Hospital Infantil
Piauí Com emergência odontológica gratuita 24h, Hospital do Mocambinho atendeu mais de 16 mil piauienses em 2025
Vacinação Butantan vai desenvolver vacina contra raiva com nova tecnologia de RNA
Saúde “Dezembrite”: último mês do ano pode intensificar desafios emocionais; psiquiatra do HSM orienta sobre cuidados com a saúde mental no período
Saúde Com nível 3 de excelência, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara mantém selo máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação
Saúde Com articulação do Serviço Social, Hospital Regional Norte possibilita reencontro entre irmãos após quase três décadas sem contato Mín. 25° Máx. 33°