A Polícia Civil de Parnaíba, no Piauí, está avaliando a possibilidade de exumar os corpos de duas pessoas que moravam na mesma casa onde oito integrantes de uma família foram mortos por envenenamento. O delegado regional Williams Pinheiro confirmou, nesta segunda-feira (3 de janeiro de 2025), que as exumações seriam dos corpos do avô e do pai das crianças que faleceram em 2024.
As mortes ocorreram em agosto de 2023 e janeiro de 2024, mas a investigação agora busca entender se há conexão com falecimentos anteriores na família. O marido de Maria dos Aflitos, avó das crianças, e o marido de Francisca Maria da Silva, filha de Maria, morreram por causas não identificadas antes dos envenenamentos.
“Maria dos Aflitos teve um relacionamento no passado, e o marido faleceu. Estamos investigando se foi uma morte natural ou não. Também há o caso do genro, marido de Francisca, que morreu. Como todos moravam juntos na mesma casa, precisamos analisar se há indícios de envenenamento nesses casos”, explicou o delegado Williams Pinheiro.
A dúvida dos investigadores é se o veneno ainda pode ser detectado nos restos mortais, já que as mortes ocorreram há mais de um ano. Atualmente, a análise de substâncias tóxicas é feita a partir de amostras de alimentos ou do trato intestinal, mas a exumação pode trazer novas pistas.
Durante uma coletiva de imprensa, os delegados revelaram que Maria dos Aflitos, considerada a matriarca da família, confessou os crimes. Ela e o padrasto das crianças estão presos e são acusados de planejar os assassinatos para ficarem sozinhos com os bens da família.
“Eles tiveram sucesso em seu plano macabro de eliminar toda a família com o objetivo egoísta de ficarem sozinhos. Esse caso lembra outros crimes famosos, como os de Suzane von Richthofen e Isabella Nardoni”, afirmou o delegado Abimael Silva, responsável pelo inquérito.
A investigação continua, com a polícia ouvindo vizinhos e analisando registros históricos para reconstruir os eventos que levaram às mortes. A exumação dos corpos pode ser um passo crucial para esclarecer se houve mais vítimas do mesmo plano criminoso.
Mín. 22° Máx. 33°