
Trazendo mais proteção e durabilidade, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) passou a expedir, em outubro de 2024, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), em um cartão de policarbonato, equivalente aos cartões de crédito, além da versão tradicional em papel de segurança.
A nova alternativa oferece mais resistência e modernidade, seguindo o padrão internacional MRZ (Machine Readable Zone), utilizado em passaportes. Além disso, o documento conta com um QR Code, que facilita a autenticação e a verificação de perda ou furto. Todos os dados da versão impressa em papel de segurança também estão presentes no cartão de policarbonato, incluindo informações pessoais, símbolos de acessibilidade e o código MRZ.
A Carteira de Identidade Nacional é um dos documentos mais importantes para o cidadão, sendo essencial para a identificação oficial em diversas situações, como no acesso a serviços públicos, em transações bancárias e no exercício de direitos civis.
O processo de emissão segue o mesmo prazo do modelo tradicional e pode ser feito em qualquer unidade de atendimento para a CIN no Estado. A 1ª via da CIN em papel de segurança é gratuita, enquanto a 2ª via deste modelo tem o custo de R$ 72,35. Já a CIN em policarbonato, disponível tanto para a 1ª quanto para a 2ª via, tem o valor de R$ 74,76. No momento do agendamento, que pode ser feito por meio do linkhttps://agendamento.pefoce.ce.gov.br/emissão, o cidadão pode escolher entre a versão em papel ou em policarbonato, realizando o pagamento no ato da solicitação.
Com a introdução da versão em policarbonato, a Pefoce disponibiliza um serviço com mais praticidade e modernidade, atendendo às novas exigências de documentos oficiais no Brasil e garantindo maior proteção à identidade dos cidadãos cearenses.
Piauí Delegacia-Geral processa mais de 4,5 mil denúncias anônimas através de canal da Polícia Civil do Piauí
Segurança Pefoce realiza mais de 8 mil inserções no ranking nacional de análises balísticas
Piauí Ferramenta inovadora no Brasil, BO Fácil supera 50 mil atendimentos em cinco meses de funcionamento
Piauí Governo do Piauí realiza destruição de 1.566 armas de fogo nesta segunda (8)
Segurança Suspeito de tráfico de drogas e integrar grupo criminoso é preso em flagrante em Maranguape
Violência no Ceará Ceará volta a registrar queda nos homicídios após quatro meses de alta
Segurança Profissionais que transformam vestígios em provas: Pefoce celebra o Dia do Perito Criminal
Segurança Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PMCE durante ação em Cascavel
Segurança Ação integrada entre PCCE e PC-AM resulta em três prisões e apreensões de armas e drogas em Fortaleza Mín. 24° Máx. 38°