O Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está ampliando o acesso aos serviços de saúde ao descentralizar o atendimento em todo o estado. Um exemplo dessa iniciativa são as Centrais de Diagnóstico, que oferecem mais comodidade e acessibilidade à população, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros municípios em busca de exames e consultas. A ação fortalece a rede de saúde pública e busca atender com maior eficiência às demandas locais.
Até julho, serão entregues 12 Centrais de Diagnóstico, das quais quatro já foram inauguradas nos municípios de Picos, Esperantina, Piripiri e Parnaíba. Entre os serviços disponíveis estão exames de imagem, como raio-X, mamografia, ultrassom e tomografia, além de exames laboratoriais.
Para acessar os serviços das Centrais de Diagnóstico, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para agendar e encaminhar a solicitação.
As Centrais também contam com salas do programa Piauí Saúde Digital, permitindo que os pacientes tenham acesso a atendimento com clínico geral por demanda espontânea.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, enfatiza a relevância dessa iniciativa para o Estado. "Com as Centrais, conseguimos descentralizar os atendimentos. Por meio do programa Piauí Saúde Digital, os pacientes têm acesso a serviços de forma mais célere. Os municípios contemplados foram estrategicamente escolhidos para atender todas as regiões, beneficiando um maior número de pacientes, inclusive aqueles em localidades mais distantes. Tudo isso de forma gratuita", destaca.
As Centrais de Diagnóstico dispõem de equipamentos modernos e estrutura avançada, garantindo mais eficiência e qualidade nos atendimentos prestados.
Mín. 21° Máx. 34°