A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem avançado na descentralização dos atendimentos na rede estadual. Um exemplo é o Hospital Estadual José de Moura Fé (HEJMF), em Simplício Mendes, cujo centro cirúrgico completa um ano de funcionamento no próximo dia 17 e tem beneficiado pacientes, marcando a região com histórias de superação e transformação.
Desde sua inauguração, o centro cirúrgico do HEJMF já realizou 321 procedimentos, entre cirurgias de urgência e eletivas, além de partos cesarianos. Foram 246 cirurgias eletivas e 75 de urgências; destas, 49 partos cesáreos. A descentralização dos serviços de saúde tem permitido que os moradores de Simplício Mendes e arredores recebam atendimento de qualidade sem precisar se deslocar para grandes centros urbanos, como Teresina.
João Faustino Neto, de 73 anos, é um dos pacientes que se beneficiaram com as melhorias. Há cinco meses, ele realizou no HEJMF uma cirurgia para remover uma lesão de pele, seguida de retalho miocutâneo, ou seja, a utilização de um segmento de pele para reconstrução do local lesionado.
Antes, João precisava viajar até Teresina para tratar sua saúde, o que demandava tempo e dinheiro. "Agora, posso fazer todos os tratamentos que preciso aqui na minha cidade. Isso me ajuda a economizar financeiramente e é muito melhor", destaca.
Outra história marcante é a de Taize Alves de Carvalho, de 33 anos, mãe da pequena Ana Laura, de 4 meses. Taize enfrentou complicações graves durante a gestação, como pré-eclâmpsia e pré-diabetes. Porém, graças à estrutura do HEJMF, ela conseguiu acompanhamento integral e realizou um parto cesariano de urgência, garantindo a saúde dela e da filha.
"Desde que engravidei, pedi a Deus para ter minha filha aqui na minha cidade. Com o Hospital Estadual José de Moura Fé, isso foi possível. Fui bem atendida, a equipe é maravilhosa, o médico muito atencioso e cuidadoso. Não me faltou nada. Hoje, estou encantada com a maternidade. É um amor incondicional", relata emocionada.
A diretora do hospital, Nayra Camila de Sousa Lopes, destaca os ganhos para a população local. "Com as melhorias, os moradores de Simplício Mendes não precisam mais se deslocar para outras cidades. Isso garante mais conforto, economia e um atendimento ágil e eficiente para quem precisa", afirma.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, reforça a importância da descentralização dos serviços de saúde. "As melhorias e a instalação de centros cirúrgicos em hospitais regionais e estaduais têm reduzido o tempo de espera nas filas de regulação, além de evitar deslocamentos desnecessários para Teresina. Isso permite que os pacientes sejam atendidos no local onde residem, oferecendo mais comodidade e qualidade no atendimento", afirmou.
O Hospital de Simplício Mendes atende pacientes de outras 12 cidades da região. Além do centro cirúrgico, a unidade de saúde ganhou melhorias na Central de Material Esterilizado (CME) e nos setores de enfermaria, urgência, emergência e administrativo. As intervenções incluíram ainda a troca completa do telhado e das portas, instalação do gerador e subestação, uma nova cozinha e refeitório, repouso profissional, banheiros profissionais e modernização de todo parque tecnológico.
Mín. 23° Máx. 31°