
O período chuvoso cria condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e exige atenção redobrada.
Durante vistoria em uma casa na zona sudeste de Teresina, o agente de saúde pública Antônio Luiz Souza identificou focos que podem ser criadouros do mosquito. "Encontrei recipientes vazios que precisam ser mantidos virados para baixo, ralos externos com água acumulada, prateleiras de chuveiro no quintal que retêm água da chuva, e jarros de plantas com passagem de água obstruída. Essas situações são propícias para a proliferação do Aedes aegypti, especialmente no período chuvoso", explicou.

Para evitar a proliferação do mosquito, recomenda-se eliminar a água parada em pneus, latas, garrafas e outros recipientes, limpar e tampar caixas d’água e higienizar regularmente bebedouros de animais. Inspeções semanais em casa ajudam a identificar e combater focos de larvas. Lenir Pereira, presidente da associação de moradores do bairro Renascença 2, destacou a importância da conscientização. "A visita do agente de saúde foi essencial. Muitas vezes, pequenos detalhes passam despercebidos e manter o quintal limpo e seco é fundamental para proteger a saúde", afirmou.
Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dores nas articulações e erupções na pele. Em casos graves, podem surgir vômitos constantes, diarreia, dores abdominais e sangramentos. Ao apresentar sintomas, é imprescindível buscar atendimento em uma unidade de saúde.
"A população precisa ficar alerta e não baixar a guarda. Tire dez minutos do seu dia para fazer uma inspeção em casa e, desta forma, evitar que o mosquito se reproduza e acometa os moradores com a dengue", afirma a superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos.
Saúde Vacinação contra vírus sincicial imuniza cerca de 600 gestantes em SP
Piauí Equoterapia: Piauí realizou mais de 2.900 atendimentos de terapia em crianças com auxílio de cavalos
Piauí Carretinha da Saúde ultrapassa 50 mil atendimentos e transforma a infância no Piauí
Piauí Sesapi abre campanha do Dezembro Vermelho reforçando a prevenção e combate ao estigma do HIV
Piauí Médicos argentinos conhecem programa de espasticidade desenvolvido no Hospital Infantil
Piauí Com emergência odontológica gratuita 24h, Hospital do Mocambinho atendeu mais de 16 mil piauienses em 2025
Vacinação Butantan vai desenvolver vacina contra raiva com nova tecnologia de RNA
Saúde “Dezembrite”: último mês do ano pode intensificar desafios emocionais; psiquiatra do HSM orienta sobre cuidados com a saúde mental no período
Saúde Com nível 3 de excelência, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara mantém selo máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação Mín. 23° Máx. 38°