A CBF fez mudanças significativas para a disputa da Copa do Brasil de 2025. Na primeira fase, 80 clubes vão iniciar sua caminhada rumo as vagas para a 3º fase da competição, onde irão se juntar as outras 12 equipes, provenientes da Libertadores, Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde.
A primeira alteração foi divulgada a poucos dias, definiu que as equipes melhores ranqueadas não terão mais o direito de empatar a partida para poder conseguir classificação à proxima fase, regra essa que obrigava o time pior ranqueado a vencer para avançar, ou seja, a partir dessa primeira fase, se houver empate no tempo normal, haverá disputa de pênaltis.
As outras fases seguem inalteradas, com a segunda fase indo para disputa de pênaltis após empate no tempo normal e da terceira fase até a grande final, acontecendo duas partidas, definidas previamente por sorteio de mando de campo, com o placar agregado dos dois jogos definindo se haverá disputa de pênaltis ou não.
Outra mudança, foi a liberação de jogadores para atuarem por mais de uma equipe dentro do torneio, já que na edição passada, tivemos o exemplo do atacante Deyverson, que não pôde atuar pelo Atlético-MG nas finais contra o Flamengo, uma vez que ele havia defendido as cores do Cuiabá, que foi eliminado na terceira fase para o Goiás, mesmo o atleta não tendo participado do duelo.
A regra para 2025 permite que um jogador que tenha atuado por uma equipe nas duas primeiras fases, possa atuar por uma outra equipe a partir da terceira fase da competição, fazendo valer o detalhe de que o atleta em questão tenha iniciado ou entrado durante o duelo, possa ser inscrito por um outro clube caso venha de transferência em meio ao certame.
Os 92 clubes da competição estão cientes que a regra limita os atletas a jogarem por no máximo duas equipes, e que também, poderão fazer inscrições de no máximo três atletas dentro das condições anteriormente explicadas.
A competição inicia no dia 19 de fevereiro e terá a sua grande final, no dia 9 de novembro.
Mín. 22° Máx. 33°