
O eixo Prevenção do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) consolidou, em 2024, um ano de realizações que impactaram positivamente jovens e comunidades em todo o Piauí. Com programas e parcerias estratégicas, mais de 7 mil piauienses foram beneficiados por ações educativas e preventivas que buscam promover uma cultura de saúde, lazer saudável e conscientização.
Entre os principais destaques está o Programa “Se Liga”, voltado para o público jovem em ambiente escolar. Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Piauí (Seduc), o programa atendeu 2.996 estudantes em diversos municípios.

Segundo Renato Marques, diretor de Políticas Públicas da Cendfol, o “Se Liga” já demonstrou resultados significativos. “Conseguimos atingir, nesse primeiro momento, cerca de 3 mil jovens. Para 2025, planejamos implementar a metodologia do Currículo Europeu de Prevenção, com o objetivo de alcançar os 224 municípios do Piauí até o final da gestão”, compartilhou o diretor.
Outra iniciativa importante do eixo da prevenção foi o Programa “Seja Livre Sem Drogas”, que promoveu blitz educativas, rodas de conversa e oficinas estruturadas, contemplando mais de 2 mil pessoas em eventos como o Carnaval, a Micarina, o Festival de Inverno de Pedro II e diversas atividades realizadas ao longo do ano.

De acordo com o coordenador-geral da Cendfol, Tiago Vasconcelos, o programa foi essencial para disseminar mensagens de conscientização. “Por meio do ‘Seja Livre Sem Drogas’, promovemos campanhas nas redes sociais, televisão e rádio, levando mensagens de prevenção a várias famílias. Também realizamos oficinas, palestras e eventos de rua que sensibilizaram milhares de pessoas sobre a importância de escolhas saudáveis e a prevenção ao uso de substâncias”, explicou.
Complementando as ações, o Programa “Viver Sem Depender” impactou mensalmente mais de 1.600 pessoas em áreas de vulnerabilidade social. A iniciativa, realizada em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ofereceu atividades culturais, esportivas e de lazer que envolvem crianças, adolescentes e famílias.
“As OSCs foram fundamentais para o sucesso do ‘Viver Sem Depender’, levando atividades para comunidades e cidades vulneráveis, fortalecendo o papel da Cendfol na promoção da qualidade de vida”, afirmou Tiago Vasconcelos.

O trabalho da Cendfol também foi elogiado por educadores e alunos que participaram dos programas. Francisca Gonçalves, diretora do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Manoel Ferreira Barbosa de Macedo, ressaltou a importância do “Se Liga”. “Quero parabenizar pela iniciativa. Sabemos que esse problema social afeta muito as famílias e a sociedade. A escola só teve a ganhar com as informações repassadas que conscientizaram ainda mais os nossos jovens”, disse a diretora.
Caio José, aluno do 2º ano do Ceti, também compartilhou sua experiência. “Foi muito interessante participar do programa. Aprendi a diferenciar drogas lícitas e ilícitas e entendi que o consumo de drogas não é apenas uma questão individual, mas um problema de saúde pública. Também gostei muito do carisma do pessoal da Cendfol”, concluiu o jovem.
Com resultados positivos e a ampliação de projetos inovadores, o eixo Prevenção encerra 2024 com metas cumpridas e perspectivas de crescimento. O compromisso da Cendfol em promover uma cultura de conscientização e saúde segue firme, contribuindo para transformar vidas e construir um Piauí mais consciente diante do desafio das drogas.
Piauí Centro Especializado de Atendimento aos Autistas do Piauí ultrapassa 10 mil atendimentos; saiba como acessar os serviços
Piauí Serviços especializados para pessoas com deficiência no Piauí recebem visita de gestores de diversos estados nesta sexta (12)
Piauí Serviços especializados para pessoas com deficiência no Piauí recebem visita de gestores de diversos estados do Brasil nesta sexta (12) Mín. 24° Máx. 35°