
A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Picos recepcionou formalmente a primeira turma do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, para estágio. As atividades serão realizadas às quartas e sextas-feiras, com supervisão de professores da UFPI.
Durante a apresentação inicial, o enfermeiro da educação permanente da UPA 24 horas de Picos, Evelton Barros, explicou sobre o funcionamento da unidade e apresentou as orientações aos estagiários.
“Essa é uma etapa fundamental na formação dos alunos. É nesse período que eles vivenciam na prática o que aprenderam em sala de aula e se conectam com os desafios reais da profissão. Esse momento representa um crescimento acadêmico, o estágio é um ponto de virada importante na trajetória dos alunos, pois é nesse ambiente de aprendizagem e prática que eles aprimoram as habilidades, consolidam os conhecimentos e desenvolvem um olhar mais atento e sensível para a saúde e o cuidado com o próximo”, disse o profissional.

Já a professora e coordenadora do estágio, Laura Formiga, doutora em Nutrição e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, destacou o processo para formação da primeira turma de estagiários de enfermagem na UPA de Picos. “Essa é uma turma bem numerosa e diversificada. Temos alunos de vários perfis e estou convicta de que irão desempenhar um excelente estágio, pois percebo que estão extremamente empolgados em poder atuar nesse novo serviço”, pontuou a docente.
Segundo o gerente da UPA de Picos, Edilberto Lima, a logística para a viabilização dos estágios na unidade vem sendo trabalhada desde a inauguração da unidade. “Esse era um anseio que a sociedade acadêmica tinha, inserir os alunos no contexto da urgência e emergência. Receber esses alunos é uma experiência enriquecedora, pois estamos oferecendo a eles a oportunidade de explorar novos horizontes e descobrir novas formas de trabalho, especialmente diante das demandas urgentes e emergenciais. Eles terão a chance de aprender ao lado de profissionais qualificados, vivenciando, na prática, o ambiente acadêmico e a realidade da assistência. É uma jornada que, sem dúvida, contribui profundamente para seu crescimento profissional e pessoal”, frisou o gestor.

Alunos que fazem parte do programa também falaram sobre o que esperam em relação ao estágio. “São muitas expectativas, tenho certeza que o estágio vai contribuir bastante com minha formação profissional. Espero conseguir criar vínculos fortes e produtivos. Ver profissionais da enfermagem liderando esse processo, com todo o cuidado, faz com que eu fique muito feliz em exercer essa profissão”, relata Estela Edileuza.

De acordo com a estagiária Vitória Coelho, trata-se de uma oportunidade de extrema importância. “Minha expectativa é a melhor possível. Fazer parte desse grupo seleto é uma grande responsabilidade. Tenho a possibilidade de desenvolver novos conhecimentos e de levar o que aprendi na graduação para os pacientes atendidos aqui na UPA”, acredita a estudante.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Picos é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, por meio de contrato de gestão junto à Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi).
Saúde Vacinação contra vírus sincicial imuniza cerca de 600 gestantes em SP
Piauí Equoterapia: Piauí realizou mais de 2.900 atendimentos de terapia em crianças com auxílio de cavalos
Piauí Carretinha da Saúde ultrapassa 50 mil atendimentos e transforma a infância no Piauí
Piauí Sesapi abre campanha do Dezembro Vermelho reforçando a prevenção e combate ao estigma do HIV
Piauí Médicos argentinos conhecem programa de espasticidade desenvolvido no Hospital Infantil
Piauí Com emergência odontológica gratuita 24h, Hospital do Mocambinho atendeu mais de 16 mil piauienses em 2025
Vacinação Butantan vai desenvolver vacina contra raiva com nova tecnologia de RNA
Saúde “Dezembrite”: último mês do ano pode intensificar desafios emocionais; psiquiatra do HSM orienta sobre cuidados com a saúde mental no período
Saúde Com nível 3 de excelência, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara mantém selo máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação Mín. 25° Máx. 33°