
O Rio de Janeiro celebra a 12ª edição da Tattoo Week na cidade, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de janeiro (sexta a domingo), no Expo Mag, na Cidade Nova. Um dos maiores festivais do gênero no mundo e que já faz parte do calendário oficial da cidade, o evento este ano tem como foco ressaltar a tatuagem como um agente de transformação social. Entre as ações previstas, está o resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência, pessoas trans ou que tenham passado por um câncer, cursos gratuitos de tatuagem e piercing para jovens de favelas e tatuagens de segurança para doentes crônicos, que podem salvar vidas em situações de emergência.
Quando um diabético desmaia na rua, por exemplo, o socorrista já sabe o que fazer, caso a pessoa tenha o símbolo da doença tatuado no braço, explica Esther Gawendo, diretora-executiva da Tattoo Week, ressaltando a versatilidade de uma simples tatuagem. “Vamos oferecer 100 vagas para micropigmentação de aréolas, sobrancelhas, lábios e bocas para mulheres que já passaram por um câncer ou foram vítimas de violência doméstica e que tenham a medida protetiva, assim como para transgêneros. Queremos levantar a autoestima dessas pessoas com as técnicas mais modernas de maquiagem definitiva em micropigmentação”.
A ação social é coordenada pela Tattoo do Bem com a parceria da Make Cake, estúdio do micropigmentador Alan Spadone.
Com mais de 220 estandes de profissionais reconhecidos no Brasil e no mundo e um público estimado de 30 mil pessoas durante o evento, a Tattoo Week irá apresentar novas técnicas, como o pontilhismo, além de desafiar artistas a fazerem uma homenagem ao Rio de Janeiro, na categoria especial, com o tema "Cidade Maravilhosa". O trabalho que fizer a homenagem mais impactante e que capture a essência do Rio de Janeiro, será o vencedor.
Esta edição contará, ao todo, com concursos em 28 categorias, entre tatuagem e piercing. Como já é tradição, o evento terá a eleição da Miss e do Mister Tattoo Week, no desfile que acontecerá no segundo dia do evento. Os candidatos desfilam com figurino à rigor. Os jurados irão avaliar beleza, postura e qualidade das tatuagens.
Enio Conte, idealizador da Tattoo Week, avalia que "quando um tatuador vence o concurso, ganha conceito, credibilidade e seus honorários crescem rapidamente".
Em parceria com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a Tattoo Week apresentou o projeto Esteriliza Rio para implementar centros de esterilização em favelas do Rio. A Tattoo Week doará equipamentos e treinará técnicos em biossegurança para o trabalho. O projeto terá a comunidade de São Carlos, no Centro, como projeto piloto e atenderá profissionais que trabalham com equipamento cortante ou perfurante como tatuadores, piercers, manicures e barbeiros.
São três dias para ficar por dentro das tendências da tatuagem, admirar bem de pertinho os melhores profissionais do mundo e também tirar aquela ideia da cabeça. Para fazer um trabalho definitivo é preciso ser maior de 18 anos, mas as crianças também poderão sair de lá com um desenho na pele.
"Nosso evento é familiar. Criamos um espaço kids para que os pais possam trazer as crianças para curtirem juntos a programação, que inclui oficinas de arte e tatuagens temporárias", convida Esther Gawendo.
Serviço
12ª Tattoo Week Rio
Espaço Mag – Rua Beatriz Larragoiti Lucas s/n- Cidade Nova, Centro- Rio (próximo das estações do metrô Estácio e Cidade Nova)
Horário: 12h às 22h
Entrada gratuita na sexta-feira, dia 24 de janeiro, com a doação de dois quilos de alimento não perecível
Sábado e domingo: ingressos a partir de R$ 25 | Ingressos on-line: em breve
Para maiores informações e inscrições, basta acessar: https://linktr.ee/atattooweek
Entretenimento Brasil bate recorde de turistas estrangeiros em 2025
Entretenimento Mudança de carreira aos 50 anos exige planejamento
Entretenimento Caneta de emagrecimento reduz gordura no fígado, diz estudo Mín. 24° Máx. 35°