
O Plenário da Câmara dos Deputados analisa agora a proposta de emenda à Constituição que restringe o acesso ao abono salarial de maneira gradual ( PEC 45/24 ). A proposta foi encaminhada pelo Executivo e faz parte do pacote de ajuste fiscal.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, defendeu a análise da PEC 45/24 junto da PEC 31/07 – sobre reforma tributária. A PEC 31/07 já tem tramitação avançada e, com isso, ambas estão aptas para votação no Plenário.
A PEC 45/24 estabelece restrição gradual do acesso ao abono salarial do Programa PIS/Pasep de um salário mínimo, pago aos trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos.
Parlamentares da oposição criticaram a decisão de juntar as propostas, mas Lira manteve a mudança.
Segundo a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), pegar uma "barriga de aluguel" em diferente estágio de tramitação para votar "no fórceps" é romper com o rito legislativo.
Já a deputada Julia Zanatta (PL-SC) afirmou que a tramitação da PEC faz parte de uma manobra para votar o texto rapidamente. "Vamos votar essa PEC 15 dias depois de ela ter chegado a esta Casa. A democracia tem de existir aqui dentro do Parlamento", disse.
Mais informações em instantes
Câmara Motta quer votar na próxima semana financiamento mínimo para assistência social no Brasil
Câmara Projeto proíbe repasse de custos de concessionárias anteriores para tarifas de usuários
Câmara Projeto amplia atendimento especializado em concursos para pessoas com TDAH e dislexia Mín. 23° Máx. 32°