
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizará nesta quinta-feira (05) o seminário EducAIDS, voltado para universitários da rede pública e privada de ensino. O evento será realizado no Cineteatro da UFPI, localizado no espaço Rosa dos Ventos, das 07h30 às 13h, e abordará temas como equidade em saúde e a prevenção combinada das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A ação acontece em um contexto de preocupação com os altos índices de HIV no estado. De acordo com dados do sistema de informação Sinan/Sesapi, entre 2019 e 2024, foram registrados 3.279 casos de HIV no Piauí, sendo 56% desses diagnósticos em pessoas com idades entre 15 e 34 anos. Esse cenário motivou a realização do seminário, que tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção das ISTs.
A programação incluirá a exibição de documentários, apresentações sobre o uso do autoteste de HIV, distribuição de materiais preventivos e debates sobre equidade em saúde. O evento também buscará engajar os estudantes na discussão sobre cuidados relacionados à saúde sexual.
"Observamos que os jovens representam mais de 50% dos casos de HIV/AIDS no estado, e por isso é essencial levar essa discussão diretamente a eles. Queremos aproveitar a visibilidade da campanha Dezembro Vermelho para reforçar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde sexual", afirmou Karinna Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi.
IST Sífilis continua em ritmo acelerado de crescimento no país
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Piauí Piauí é o primeiro estado do Brasil a instituir Política Estadual de Segurança do Paciente do Brasil Mín. 25° Máx. 39°