
O futebol amador paulista é protagonista, a partir desta sexta-feira (29), da exposição Vozes da Várzea no Museu do Futebol, em São Paulo. Com curadoria de Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas, a prática esportiva – iniciada nas várzeas de rios que cortam a cidade de São Paulo, como o Tamanduateí – é apresentada por meio de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos.
A exposição é dividida em cinco sessões temáticas: Campos e Resistências; Lembrar é Resistir; Economia da Várzea; Chega pra Somar; e Culturas em Campo. Entre os destaques da mostra estão mais de 500 registros relacionados ao futebol de várzea em São Paulo. São fotos, vídeos, camisas, medalhas, incluindo churrasqueiras, muito utilizadas após o fim das partidas.
Uma instalação especial reúne dezenas de camisas dos times, de acervos dos curadores e de personalidades da várzea. Também é possível ouvir na exposição as músicas que animam os churrascos após os jogos. Há uma lista indicada por “DJs da várzea” que pode ser ouvida em uma caixa de som tipicamente usada no churrasquinho.
O Museu do Futebol de São Paulo funciona no estádio do Pacaembu, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita às terças-feiras.
Copa do Mundo Em um jogo truncado, Canadá faz história, vence a África do Sul e se classifica para as oitavas de final
Copa do Mundo Pelo Grupo J em uma definição épica, Áustria empata no último minuto contra a Argélia e passa em segundo
Copa do Mundo Pelo Grupo K, Colômbia e Portugal se classificaram após empate sem gols e R. D do Congo faz história na Copa
Copa do Mundo Pelo Grupo L, Inglaterra confirma o primeiro lugar e Croácia garante o segundo.
Copa do Mundo Pelo Grupo G, Bélgica goleia a Nova Zelândia e termina em primeiro e o Egito carimba sua vaga em segundo
Copa do Mundo Pelo Grupo H, Espanha vence e sela o primeiro lugar, enquanto que Cabo Verde faz história e se classifica pro mata-mata
Copa do Mundo Pelo Grupo I, França domina Noruega e termina em 1º e Senegal goleia Iraque e sonha com a vaga no mata-mata
Vôlei Brasil sofre com saques da Itália e amarga segunda derrota consecutiva na Liga das Nações
Copa do Mundo Pelo Grupo D, Estados Unidos já classificado perde para a Turquia, enquanto que Paraguai e Austrália não saíram do zero Mín. ° Máx. °