
O futebol amador paulista é protagonista, a partir desta sexta-feira (29), da exposição Vozes da Várzea no Museu do Futebol, em São Paulo. Com curadoria de Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas, a prática esportiva – iniciada nas várzeas de rios que cortam a cidade de São Paulo, como o Tamanduateí – é apresentada por meio de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos.
A exposição é dividida em cinco sessões temáticas: Campos e Resistências; Lembrar é Resistir; Economia da Várzea; Chega pra Somar; e Culturas em Campo. Entre os destaques da mostra estão mais de 500 registros relacionados ao futebol de várzea em São Paulo. São fotos, vídeos, camisas, medalhas, incluindo churrasqueiras, muito utilizadas após o fim das partidas.
Uma instalação especial reúne dezenas de camisas dos times, de acervos dos curadores e de personalidades da várzea. Também é possível ouvir na exposição as músicas que animam os churrascos após os jogos. Há uma lista indicada por “DJs da várzea” que pode ser ouvida em uma caixa de som tipicamente usada no churrasquinho.
O Museu do Futebol de São Paulo funciona no estádio do Pacaembu, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita às terças-feiras.
STJD Bruno Henrique é multado em R$ 100 mil, mas fica liberado para jogar após julgamento no STJD
Justiça MPRJ recorre de absolvição de réus no caso Ninho do Urubu e pede condenação por incêndio culposo
Fórmula 1 Norris vence GP de São Paulo e abre vantagem na disputa pelo título mundial
Brasileirão 2025 Resumo da 33ª Rodada: surpresas, empates e briga acirrada pelo título
Esportes Delegação do Ceará embarca para disputar a Copa Rainha Marta, em Maceió
Brasileirão 2025 Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro vencem na rodada e afunilam ainda mais o campeonato.
Esportes Além dos atletas, delegação do Ceará conta com o trabalho de profissionais multidisciplinar por trás do sucesso nos JEB’s
Libertadores Flamengo e Palmeiras vão decidir quem será o inédito tetracampeão do futebol brasileiro na competição
Fórmula 2 Rafael Câmara é confirmado na Fórmula 2 pela Invicta Racing em 2026 Mín. 25° Máx. 41°