Projeto internacional busca desenvolver cadeias sustentáveis e inovar no setor de energias renováveis do Ceará
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), representada pela secretária executiva da Indústria, Brígida Miola, participou de reunião promovida pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e a ISTOM – École Supérieure d’Agrodeveloppement International, que estão intensificando uma cooperação internacional para fortalecer cadeias de valor na economia azul com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e da Embaixada da França no Brasil. Esse projeto, que teve início em 2023, visa promover o desenvolvimento sustentável no Ceará, especialmente por meio de iniciativas voltadas à pesca artesanal e à transição energética.
Na ocasião, Brígida Miola destacou a importância dessa cooperação para o estado: “A parceria entre a UFC e a ISTOM reforça o papel do Ceará como polo de desenvolvimento sustentável e inovação em energias renováveis, um setor em crescimento que traz novas oportunidades para nossa economia”. A SDE busca, com essa aliança, atrair novos investimentos e fortalecer o ecossistema de energias renováveis no Ceará, alinhando-se às metas de sustentabilidade e transição energética do governo estadual.
Participaram também da reunião os representantes da Federação da Indústria do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço; Constantino Frate; Felipe Frutuoso; Ocelo Pinho; e Camylla Melo.
Em sua fase inicial, o projeto realizou missões de professores e estudantes de ambas as instituições para o estudo da pesca artesanal no Ceará, buscando entender e aprimorar essa atividade essencial para a economia local. Agora, a colaboração entre UFC e ISTOM está se expandindo para a área de transição energética, incluindo uma parceria com o Mestrado em Energias Renováveis da UFC, que visa impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento nesse setor estratégico para o estado.
O Professor Ludovic Andres, coordenador do Mestrado em Energias Renováveis e Transições Energéticas para países do Sul, esteve em Fortaleza de 1 a 7 de novembro com o objetivo de fortalecer os laços entre as instituições e ampliar a cooperação entre a ISTOM, a UFC e o Ceará. Durante sua visita, Andres realizou reuniões para discutir as próximas etapas da parceria e as oportunidades de inovação e desenvolvimento que esse intercâmbio poderá trazer ao setor energético cearense.
Esse avanço na cooperação internacional entre UFC e ISTOM representa uma oportunidade significativa para o estado, impulsionando áreas como a pesca artesanal e a transição energética e colaborando para que o Ceará se consolide, nacional e internacionalmente, como referência em economia azul e energias renováveis.
Mín. 22° Máx. 40°