O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) tem um grande diferencial em relação a outros planos de saúde que é a oferta de atendimento odontológico sem que o usuário tenha que pagar mais que os 3,5% da carteira do Iaspi Saúde. Com a mesma contribuição, além das consultas médicas e exames, o usuário e seus dependentes têm também direito a consultas e exames odontológicos, além da reabilitação oral, um procedimento complexo que normalmente não tem cobertura pelos planos de saúde.
Somente este ano, de janeiro a setembro, a odontologia do Iaspi Saúde realizou 121.622 exames e 27.793 consultas, uma média de mais de 12 mil exames por mês e mais de 3 mil consultas. Para esse atendimento, o serviço de odontologia conta com 67 prestadores, incluindo oito credenciados para o tratamento de reabilitação oral.
A gerente do Iaspi Saúde, Aparecida Mesquita, destaca a importância da oferta do atendimento odontológico. “Estamos trabalhando para ampliar e melhorar os serviços prestados, buscando novas parcerias e priorizando a modernização do sistema e a inclusão de novos procedimentos”, explica a gestora.
Segundo a gerente, a odontologia do Iaspi oferece a atenção básica (restauração, extração simples, profilaxia, aplicação de flúor e tratamento de canal) e a reabilitação oral de forma direta, isto é, o usuário tem acesso à rede credenciada no site ( www.iaspisaude.pi.gov.br ) e o agendamento é feito diretamente com o prestador, sem necessidade de autorização prévia.
Os serviços são solicitados e liberados basicamente de forma eletrônica. “A consulta é realizada no prestador e o dentista clínico pede exames normalmente na guia do Iaspi. No caso da reabilitação oral e do bucomaxilo, pedem diretamente de forma eletrônica, recebendo a autorização também de forma online, não havendo necessidade do usuário vir ao instituto”, explica Aparecida Mesquita.
Estão à disposição do segurado na área de reabilitação oral os serviços de prótese total, prótese parcial removível, prótese fixa unitária com núcleo, implante unitário, prótese unitária sobre implante, prótese total sobre implante-overdenture e consultas.
Em média, os valores custam um terço do valor do procedimento particular. Ao segurado, cabe uma coparticipação de 10% no atendimento básico e de 30% em procedimentos de prótese e reabilitação oral. É necessário o usuário ficar atento às normas, pois são liberados dois implantes a cada dois anos.
Mín. 22° Máx. 39°