Sábado, 28 de Dezembro de 2024
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Saúde

Hospital Regional Norte mantém título de excelência da Organização Nacional de Acreditação pelo sexto ano

Hospital mantém título máximo de acreditação da ONA desde 2019 Qualidade e segurança do paciente, excelência em gestão integrada e melhoria contínu...

09/10/2024 às 08h55
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Hospital mantém título máximo de acreditação da ONA desde 2019

Qualidade e segurança do paciente, excelência em gestão integrada e melhoria contínua. Os requisitos, necessários para certificar com excelência unidades de saúde no Brasil, são definidos a partir de padrões pré-estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Uma das instituições certificadas é o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), em Sobral, que manteve a acreditação com excelência.

O HRN possui o título desde 2019 e é a única instituição com esse nível de certificação na Região Norte do Ceará. Além do HRN, outras unidades da Sesa também certificadas com excelência pela ONA são o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, e o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) – Canindé, Caucaia, Maracanaú e Russas – e mais cinco Policlínicas Regionais – Baturité, Caucaia, Aracati, Limoeiro do Norte e Russas também mantém o título de Acreditados Nível 1.

A manutenção da acreditação traz impactos positivos para a saúde do estado, segundo o diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares. Ele lembrou que o HRN é uma unidade de portas abertas nas emergências adulto e pediátrica, referência para cirurgias de urgência, com unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto, pediátrica e neonatal, além de assistência em cirurgia pediátrica e no Centro de Atenção à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM).

“É muito importante para a saúde pública do estado a garantia de ter uma unidade da complexidade do Hospital Regional Norte acreditada. Esse nível de acreditação mantido credencia o HRN como uma unidade de saúde que promove a assistência com qualidade, alcançando a dignidade das pessoas que aqui buscam sua recuperação. O momento é de parabenizar toda a equipe do HRN, pois quando conseguimos a manutenção do nível de acreditação junto à ONA é o reflexo do trabalho individualizado de cada trabalhador da saúde do HRN. Estamos comprometidos”, sinaliza Soares.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Durante a visita, avaliadores verificaram processos do HRN em relação à qualidade e segurança do paciente, excelência em gestão integrada e melhoria contínua

Processo de acreditação

Realizado por uma entidade externa ao hospital, o processo de acreditação utiliza avaliações de processos mediante padrões já pré-estabelecidos de qualidade e segurança. É uma avaliação na qual o hospital faz a adesão de forma voluntária, pois o método não tem um caráter fiscalizatório.

“A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover um ambiente de qualidade e segurança da assistência hospitalar. A essência do método é promover um programa de educação continuada em busca de estimular sempre a melhoria contínua dos processos”, explica o gerente do Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente do HRN, João Kildery Teófilo.

Teófilo explica que o processo tem uma importância significativa para os pacientes e para os colaboradores. “A acreditação garante que os pacientes estejam recebendo cuidados de qualidade e que se tem o zelo pela qualidade da assistência prestada. Também é muito bem vista pelos trabalhadores da unidade porque significa que estão trabalhando em um ambiente que valoriza a qualidade, a segurança e a melhoria dos processos”, avalia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias