O PortalVerdesCampos.com recebeu uma informação sobre um processo de desocupação na zona leste de Teresina, que ocorreu nesta quinta-feira (12.09.24). De acordo com os relatos dos moradores do Parque Governador Rafael Fonteles, no bairro Pedra Mole, eles foram surpreendidos por uma ação de desocupação de terras. De acordo com Eddy Taylor, um dos líderes do movimento, tratores chegaram ao local para demolir as casas e barracas montadas pelos ocupantes. Videos gravados por moradores e na qual o Portalverdescampus.com teve acesso mostraram a situação, na qual tratores derrubaram as casas. A justificativa dada aos moradores é que o terreno pertence a uma empresa privada.
Na quarta-feira (11.09.24), líderes do movimento ocupacional estiveram na prefeitura de Teresina em busca de diálogo, onde foram recebidos pelo secretário de Governo, Michel Saldanha. Segundo Eddy, a conversa foi pacífica, e os representantes esperavam uma solução para a situação.
Entenda o caso
O caso ganhou repercussão no dia 18 de agosto, quando as famílias realizaram uma manifestação reivindicando o direito à posse da terra. Segundo os moradores, o terreno em questão está abandonado há mais de 20 anos e já foi cenário de atividades ilegais, como depósito de motos roubadas e localização de cadáveres.
Eddy Taylor destacou que mais de 180 famílias ocupam o local, muitas delas formadas por mães solteiras em situação de vulnerabilidade. Ele também denunciou a ação violenta de seguranças particulares, que teriam sido contratados pela empresa proprietária do terreno. De acordo com Eddy, esses seguranças, juntamente com policiais militares do Piauí e do Maranhão, estariam intimidando os moradores com agressões verbais e físicas. "Temos registros em vídeo dessas ações, e boletins de ocorrência já foram feitos", afirmou.
Eduardo Alemão, outro líder do movimento, também relatou a dificuldade das famílias em conseguir moradia digna. Ele reforçou que a ocupação busca garantir o direito à terra para as famílias que não têm onde morar. "Mais de 50% das pessoas aqui recebem o Bolsa Família. São mães, jovens, pessoas que precisam de um lugar para viver", explicou Eduardo.
Os moradores decidiram nomear a ocupação em homenagem ao governador Rafael Fonteles, como forma de chamar atenção para a necessidade de desenvolvimento da região e melhoria nas condições de moradia. "Queremos que o governo olhe por nós e ajude essas famílias que não têm para onde ir", concluiu Eduardo.
O PortalVerdesCampos.com entrou em contato com a prefeitura de Teresina para um pronunciamento sobre a situação no bairro Pedra Mole, mas até a finalização desta reportagem não se obteve retorno.
Mín. 21° Máx. 40°