Sábado, 23 de Novembro de 2024
36°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Piauí

Comerciante comemora aumento das vendas após calçamento do OPA em Parnaíba

Moradores relatam que a obra impacta na geração de renda e também na saúde.

17/08/2024 às 13h12
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Comerciante do bairro Sabiazal, em Parnaíba, Carlos Junior, decidiu empreender há três anos na região, mas um dos maiores desafios era a estrada de terra que passava em frente ao comércio, com poeira na seca e lama na chuva. Com a chegada das obras de pavimentação poliédrica, o popular calçamento, essa realidade mudou, fazendo com que as vendas do empreendedor alavancassem. As obras, escolhidas através de voto popular, fazem parte do Orçamento Participativo (OPA) 2023-2024.

Junior explica que a chegada dos dois trechos de calçamento aumentaram o fluxo de pessoas na região, o que contribuiu para o aumento das vendas no ponto comercial. "O nosso movimento era menor. Agora, cresceu o fluxo de gente. Ajudou financeiramente para quem depende do comércio, porque aumenta a clientela. Agora, até o transporte de vans melhorou, tem uma que para na porta da minha casa", aponta.

Para Valdiana Sousa Machado, de 50 anos, até mesmo a saúde da população foi impactada com a chegada do calçamento. "Agora, meus filhos e netos não ficam mais doentes por causa da poeira que vinha da rua de areia. Antes era muito ruim, agora está muito melhor", considera.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Valdiana Sousa, 50 anos, moradora. FOTO: Francisco Gilásio.

Francisco dos Santos, de 43 anos, mora no bairro Sabiazal desde jovem e acompanhou de perto a transformação da região onde vive, que foi beneficiada com recursos aprovados através do OPA. "A vida aqui não era muito boa. A gente reclamava muito de poeira. Era ruim andar de bicicleta. Depois que foi feito o calçamento, ficou show de bola. Então, é importante demais", considera.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Francisco dos Santos, 43 anos, morador. FOTO: Francisco Gilásio.

Jean Ferreira, de 33 anos, mora há seis anos na região. "Aqui era só a terra. As pessoas que chegam e veem como está a comunidade ficam admiradas. Agora está 100%. Melhor que isso aqui, estraga. Muita gente ainda reclama, mas eu valorizo, porque foram muitos anos esperando e agora está feito", aponta.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Jean Ferreira, 33 anos. morador. FOTO: Francisco Gilásio.

Paulo Henrique Nascimento da Silva, representante da Associação de Moradores do Bairro Sabiazal, acompanhou de perto a proposta e as votações através da plataforma digital do OPA, que permitiram a participação popular na aplicação do recurso. "É com muita alegria que a gente recebe a inauguração destas duas ruas. Nós, da Associação, junto com a população, ficamos satisfeitos com este sonho realizado. A Associação de Moradores correu junto com a comunidade para conseguir", finaliza.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
FOTO: Francisco Gilásio.


Obra de R$337 mil

Os dois trechos de calçamento que impactaram a vida de Jean, Francisco, Valdiana Machado, Junior e milhares de habitantes do bairro Sabiazal, em Parnaíba, custaram R$337 mil aos cofres públicos através do OPA para dois trechos de 3,3 mil metros quadrados, compreendendo a Avenida Armando Cajubá e a Rua Maquinista José Pretinho. "Um recurso relativamente pequeno, mas que é de grande impacto para toda a comunidade", destaca Núbia Lopes, secretária de Estado das Relações Sociais.

Washington Bonfim, secretário de Estado do Planejamento, afirma que o OPA dá protagonismo ao povo. Nós, enquanto equipe do governador Rafael, estamos prestigiando a quem mais necessita, fazendo o Governo do Estado do Piauí presente em todo o território", afirma.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias