
Após oito meses de implantação do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), o estado do Maranhão apresenta, na próxima terça-feira (13), experiências bem-sucedidas na área. Uma delas é o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), que já resultou em uma economia de quase 11 milhões de folhas de papel – unindo sustentabilidade e eficiência na administração pública. O SEI! também otimizou o tempo de tramitação de processos, com mais de 326 mil processos gerados e 19,7 mil usuários ativos no sistema.
O Maranhão foi o primeiro estado do Brasil a aderir ao PNGI, em dezembro de 2023. Além da agilidade na tramitação de processos, atualmente é o 2º do Nordeste e o 9º do Brasil (em números absolutos) que mais emitiu a nova carteira de identidade nacional (CIN): cerca de 430 mil. O estado também está iniciando o processo de integração dos serviços públicos locais ao login único do governo federal, o GOV.BR, com a integração no portal e-SIC, o portal de ouvidorias.
Esses resultados serão apresentados na primeira edição do Dia de Gestão e Inovação, que ocorrerá na próxima terça-feira (13), em São Luís. O evento, organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o governo do Maranhão, tem como objetivo engajar servidores nas ações do programa, compartilhar boas práticas e promover a troca de experiências na área de gestão pública.
O secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo, ressalta a importância do estado no cenário nacional. “Estamos simplificando e padronizando o acesso a soluções e serviços públicos digitais nos estados brasileiros. O Maranhão está na vanguarda desse processo, que irá resultar no aumento da capacidade do estado em prover os serviços públicos para a sua população”, destaca.
O Dia da Gestão e Inovação incluirá ainda oficinas temáticas sobre governo digital, inovação e criatividade no setor público, e sobre a implementação de políticas voltadas para a inclusão de mulheres vítimas de violência em contratos de órgãos públicos. Os treinamentos fazem parte da implementação do PNGI e têm como finalidade fortalecer a governança digital, incentivar lideranças inovadoras e promover um ambiente de trabalho mais criativo e eficiente.
De acordo com Guilberth Garcês, secretário de Administração do Maranhão, o trabalho realizado no estado pode servir de exemplo para outras localidades e mostra a força da cooperação federativa. “Estamos comprometidos em fortalecer a cooperação do Governo do Estado com o Governo Federal, trazendo boas práticas e posicionando o Maranhão como um estado que está pensando na inovação, eficiência e qualidade dos serviços públicos prestados à população. Essa é uma orientação direta do Governador Carlos Brandão, que tem um olhar atento para uma gestão pública de qualidade”, destaca.
Soluções em gestão
O Programa Nacional de Gestão e Inovação é uma iniciativa que oferta acesso simplificado a mais de 30 serviços e soluções em gestão pública, para aumentar a capacidade de entregar serviços públicos de qualidade para a sociedade brasileira. O programa é realizado por meio de parceria com governos estaduais, que se comprometem a apoiar municípios na implementação das soluções. A gestão da iniciativa é realizada pelo MGI e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Piauí Governo do Estado anuncia conclusão da rodovia Transcerrado para abril de 2026
Apresentação Coral Mil Vozes emociona em apresentação de Natal
Assédio Educador físico é suspeito de importunação sexual contra adolescente com autismo no Ceará
Geral Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Piauí Programa Centelha 3 amplia alcance da inovação no Piauí com projetos de 68 cidades e investimento acima de R$ 6 milhões
Geral Sambistas farão shows na praia de Copacabana em janeiro
Recuperação Menino esfaqueado por adolescente volta a caminhar após sair do coma.
Tumulto Pai de estudante tenta expulsar DJ de formatura por causa de letra de música, e festa acaba em agressões e bate-boca generalizado
Clima Frente fria provoca temporais e deixa grande parte do Brasil em alerta nesta terça-feira Mín. 22° Máx. 35°