
Artesanato caririense é destaque na Expocrato, maior evento agropecuário do Norte-Nordeste
O estande da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) na Expocrato exemplifica como tradição e modernidade podem se fortalecer mutuamente. Ao aliar a magnitude do maior evento agropecuário do Norte-Nordeste à riqueza cultural do artesanato caririense, a CeArt promove suas peças e valoriza a história e a identidade da região.

Com mais de 70 anos de história, a Expocrato é um ponto central para negócios, cultura e entretenimento. A visibilidade oferecida pelo evento é essencial para os artesãos do Cariri, permitindo que seu trabalho alcance um público diversificado. O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, que esteve presente no evento visitando o estande da CeArt, falou sobre a relevância da presença do artesanato local para o Estado.

“Chegar aqui e ver essa festa tão bonita e com uma manifestação cultural tão rica como é o caso do artesanato do povo do Cariri, reconhecido no País, reconhecido no mundo inteiro. Entrar aqui nessa loja da CeArt e ver toda essa beleza, só orgulha o povo cearense”, enfatizou. “Obrigado a todos os artesãos e todas as artesãs. Vocês são um orgulho da cultura do povo cearense”, finalizou.

Germana Mourão, coordenadora da CeArt, ressalta a importância da participação dos artesãos na Expocrato. “Estar nessa feira é mostrar o artesanato local a um grande público e possibilitar mais uma fonte de renda para os nossos artesãos. Estamos beneficiando indiretamente mais de 520 profissionais por meio das associações caririenses e artesãos solo. Aqui, mostramos a força do artesanato no Sul do Estado”, afirma Germana.

A promoção e venda dos produtos artesanais impulsiona a economia local e permite que os artesãos reinvistam em suas comunidades, gerando um ciclo de desenvolvimento sustentável que preserva tradições regionais. Para Cristiano de Oliveira, que trabalha com fios e tecidos na técnica de composição de retalhos e produção de bonecos e bonecas, o evento é oportuno para revelar as peças do artesanato local. “A CeArt funciona como uma vitrine, pois passamos por testes exigentes para podermos comercializar os produtos por meio da Central”, explica. Este é o quarto ano que Cristiano expõe na feira.

A Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, popularmente conhecida como Expocrato, é o maior evento agropecuário da região Norte-Nordeste. Realizada anualmente no mês de julho, a feira tem duração de nove dias e ocorre no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, localizado na cidade do Crato, no Ceará.
Piauí Governo do Estado cria comitê gestor para regulamentar selo “Aqui tem Mulher Segura!”
Piauí Proteção de dados se consolida como eixo estratégico da Etipi em 2025
Reality Dudu Camargo vence A Fazenda 17 Mín. 23° Máx. 35°