Artesanato caririense é destaque na Expocrato, maior evento agropecuário do Norte-Nordeste
O estande da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) na Expocrato exemplifica como tradição e modernidade podem se fortalecer mutuamente. Ao aliar a magnitude do maior evento agropecuário do Norte-Nordeste à riqueza cultural do artesanato caririense, a CeArt promove suas peças e valoriza a história e a identidade da região.
Com mais de 70 anos de história, a Expocrato é um ponto central para negócios, cultura e entretenimento. A visibilidade oferecida pelo evento é essencial para os artesãos do Cariri, permitindo que seu trabalho alcance um público diversificado. O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, que esteve presente no evento visitando o estande da CeArt, falou sobre a relevância da presença do artesanato local para o Estado.
“Chegar aqui e ver essa festa tão bonita e com uma manifestação cultural tão rica como é o caso do artesanato do povo do Cariri, reconhecido no País, reconhecido no mundo inteiro. Entrar aqui nessa loja da CeArt e ver toda essa beleza, só orgulha o povo cearense”, enfatizou. “Obrigado a todos os artesãos e todas as artesãs. Vocês são um orgulho da cultura do povo cearense”, finalizou.
Germana Mourão, coordenadora da CeArt, ressalta a importância da participação dos artesãos na Expocrato. “Estar nessa feira é mostrar o artesanato local a um grande público e possibilitar mais uma fonte de renda para os nossos artesãos. Estamos beneficiando indiretamente mais de 520 profissionais por meio das associações caririenses e artesãos solo. Aqui, mostramos a força do artesanato no Sul do Estado”, afirma Germana.
A promoção e venda dos produtos artesanais impulsiona a economia local e permite que os artesãos reinvistam em suas comunidades, gerando um ciclo de desenvolvimento sustentável que preserva tradições regionais. Para Cristiano de Oliveira, que trabalha com fios e tecidos na técnica de composição de retalhos e produção de bonecos e bonecas, o evento é oportuno para revelar as peças do artesanato local. “A CeArt funciona como uma vitrine, pois passamos por testes exigentes para podermos comercializar os produtos por meio da Central”, explica. Este é o quarto ano que Cristiano expõe na feira.
A Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, popularmente conhecida como Expocrato, é o maior evento agropecuário da região Norte-Nordeste. Realizada anualmente no mês de julho, a feira tem duração de nove dias e ocorre no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, localizado na cidade do Crato, no Ceará.
Mín. 21° Máx. 40°