
Os financiamentos de veículos novos e usados, das categorias leve, pesados e motos totalizaram 3,4 milhões de unidades no primeiro semestre deste ano, um aumento de 23,8% em comparação com o mesmo período de 2023. Foram cerca de 650 mil unidades financiadas a mais do que se verificou entre janeiro e junho do ano passado.
A melhoria da renda e o fato desses bens servirem de garantia aos contratos de financiamento ajudam a explicar esse resultado, melhor desde 2011, quando 3,7 milhões de unidades foram vendidas com o auxílio das linhas de crédito.
As informações são da B3 (bolsa de valores) que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG). De acordo com os registros de financiamento feitos pelo sistema bancário, o segmento de veículos comerciais e leves cresceu 21% no primeiro semestre deste ano em comparação ao primeiro semestre de 2023; os financiamentos de veículos pesados (caminhões para transporte de cargas) cresceram 15,8% e a categoria de motos foi a que registrou maior avanço, com evolução de 31,5%. Do total de 3,4 milhões de unidades financiadas, 1,2 milhão de unidades corresponderam a financiamentos de veículos novos.
O gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3, Gustavo de Oliveira Ferro, disse que o resultado apurado no primeiro semestre deste ano, com aumento dos financiamentos de veículos novos e usados, é reflexo do aumento da concessão de crédito para este segmento por parte dos bancos, melhoria da renda e maior disponibilidade de recursos para as linhas de financiamentos com garantia real, no caso, os próprios veículos, caminhões e motos. As taxas de juros oscilaram entre 1,27% e 1,91% ao mês - base de abril de 2024.
Crise financeira Correios admitem risco de não pagar 13º após reunião no TST
Trabalho Abono salarial PIS/PASEP 2025: prazo para saque acaba dia 29; saiba quem tem direito
Agropecuária Preços do frango sobem, com disponibilidade de carne caindo a níveis anteriores à gripe aviária
Negócios Judicialização soma 1,49% dos custos dos planos de saúde
Negócios Brasil lidera cirurgia plástica e impulsiona turismo médico Negócios Vila Mariana ganha nova boutique da Giuliana Flores Tradicional bairro da cidade de São Paulo recebe a 19ª unidade própria da marca
Economia Setor de serviços cresce 0,3% em outubro, nono mês seguido de alta Mín. 24° Máx. 36°