Segunda, 22 de Julho de 2024
25°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Segurança Segurança

Com muito suor e emoção, Corpo de Bombeiros realiza a competição Bombeiros de Aço 2024

O evento integra a programação da 60ª Semana de Prevenção 2024 do CBMCE Força, técnica e resistência. Três das principais características que corre...

07/07/2024 às 21h30
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O evento integra a programação da 60ª Semana de Prevenção 2024 do CBMCE

Força, técnica e resistência. Três das principais características que correspondem aos 40 bombeiros militares que participaram da competição “Bombeiros de Aço 2024”, evento que integra a 60ª Semana de Prevenção 2024 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A competição, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (5), reuniu competidores, familiares e uma torcida muito empolgada, que pôde ver uma mostra do árduo trabalho realizado diariamente pelos bombeiros militares cearenses.

O comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, que esteve presente no evento, desejou sorte a todos os competidores e reforçou a importância dos bombeiros manterem a atividade física na rotina. “Aos senhores e as senhoras competidoras, encarem esse nosso desafio de uma maneira leve, de uma maneira muito tranquila. Cada um de vocês sabe o esforço que cada um pode fazer. Aqui temos bombeiros novos e temos bombeiros com mais idade, mas todos irão passar pelo mesmo processo e é fundamental que a gente fique treinando o tempo todo. Não é fácil chegar ali naquele boneco que tem 80 quilos (última etapa da competição). Esses 80 quilos para nós é uma vítima que precisa de socorro e precisamos retirar daquele local”, destacou o comandante-geral do CBMCE.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A competição Bombeiro de Aço é composta por uma rota que exige do bombeiro muita habilidade. Após a largada, o competidor sobe três andares de escada levando uma mangueira menor, e do alto, puxa manualmente uma mangueira maior, que pesa cerca de 12 quilos. Tudo isso equipado com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para uma ocorrência de incêndio (Roupa de aproximação, coturno, capacete e tanque de oxigênio).

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em seguida, o bombeiros passa por teste de força em uma “Force Machine” e corre em zigue-zague por cones até chegar em caminhão tanque, onde deve levar uma mangueira pressurizada até um determinado ponto. Na etapa final e mais desafiadora, o competidor deve arrastar um boneco de 80 quilos por um trajeto de 30 metros, utilizando uma técnica australiana, com os braços passados sob as axilas do manequim. Todo o percurso deve ser realizado em um tempo determinado e seguindo todas as regras da competição.

A 1ª tenente Renata, lotada na 1ª Companhia (1ª Cia) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE, que defende o título na categoria feminina da competição, aproveitou para chamar os colegas a participarem do desafio. “É a segunda vez que eu participo da prova Bombeiro de Aço, no ano passado eu fui a campeã, nesse ano eu estou na expectativa, fui a primeira bombeira feminina a participar, ainda tem mais três participantes e aproveito aqui para convidar todos os bombeiros militares a participarem desse evento incrível que exige muito do físico e muito do psicológico para mostrar o que a gente enfrenta no nosso dia a dia para salvar a vida das pessoas”, ressaltou a competidora na ocasião.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Portanto, senhoras e senhores, trago aqui o abraço fraterno do governador do Ceará, Elmano de Freitas, trago também o abraço do nosso secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, mas também trago o abraço de cada bombeiro e de cada bombeira militar. Por fim, desejo muito boa sorte aos competidores, eu tenho certeza que tudo vai dar certo. E saibam disso, vocês já são vencedores”, finalizou o coronel Cláudio Barreto.

Sobre a competição

O Bombeiro de Aço é uma competição operacional com bombeiros militares de todo o Estado, sendo uma das mais prestigiadas programações da 60ª Semana de Prevenção do CBMCE. Tradicionalmente, o torneio simula uma ocorrência de combate a incêndio e é composto por uma série de etapas a serem vencidas no menor tempo possível. As categorias são definidas quanto ao gênero e faixa etária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias