Segunda, 22 de Julho de 2024
25°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Piauí

No Piauí, 139 UBS ainda não preencheram o questionário do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde

O levantamento busca entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil.

04/07/2024 às 21h57
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Levantamento do Ministério da Saúde aponta que 139 unidades básicas de saúde (UBSs) do Piauí ainda não  preencheram o questionário do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde. O prazo para responder as 150 questões vai até o dia 31 de julho.

O censo é um levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde para entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil. A apuração identifica as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos trabalhadores das unidades e dos gestores locais, em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de ações e serviços.

“Os gestores municipais podem designar um respondente por UBS para preencher o censo junto à equipe da unidade, e as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) estão disponíveis para tirar quaisquer dúvidas”, disse a gerente de Atenção Primária à Saúde da Sesapi, Bhassia Barroso. 

De acordo com o ministério, a intenção do censo é coletar informações detalhadas que servirão de base para orientar investimentos e a construção de políticas e programas públicos, fortalecendo a infraestrutura e os processos da atenção primária.

O gestor municipal acessará a plataforma e-Gestor. A permissão do acesso é feita somente com o login Gov.br e necessita da anuência do gestor municipal (manifestação de interesse). A manifestação de interesse é realizada dentro do sistema “Gerencia APS” no e-Gestor.

Live para gestores

Será realizada, na segunda-feira (8), a partir das 15h, uma live do Censo Nacional das UBS no Piauí que será realizado pelo Ministério da Saúde.

Para participar, basta acessar o link: https://abrir.link/cuquj

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias