
A cidade do Rio de Janeiro vai aplicar o conceito de “cidade esponja” a fim de controlar enchentes e alagamentos no município. O modelo, usado em diversas cidades do mundo para evitar tragédias ambientais, é o ponto central da lei sancionada parcialmente nessa quarta-feira (3) pelo prefeito Eduardo Paes. A norma prevê a adoção de mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais (chuvas).
A finalidade é reduzir a sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem e garantir maior autossuficiência hídrica ao município com o reabastecimento das águas subterrâneas, uma consequência do aumento do volume de águas pluviais naturalmente filtradas.
Haverá também a implementação de pequenos jardins plantados com vegetação adaptada, conhecidos como “jardins de chuva”, como um dos mecanismos que serão adotados para resistir aos alagamentos.
O vereador William Siri (PSOL), autor do projeto, explica que o modelo de “Cidade Esponja” consegue ter resultados maiores do que o modelo convencional de gestão das águas pluviais com armazenamento e reutilização. “A implementação desses mecanismos não apenas reduz o risco de inundação, mas também melhora a qualidade da água, amplia sua disponibilidade e mitiga os efeitos das chamadas ilhas de calor, o que contribui para a regulação da temperatura, aumentando os espaços verdes abertos e, consequentemente, a qualidade de vida”, disse o parlamentar.
Veto
O prefeito Eduardo Paes vetou o parágrafo 5º do artigo 3º, que estima a implementação de bueiros ecológicos, para evitar que o lixo das ruas entre nas galerias pluviais subterrâneas. Com isso, o projeto vai retornar para análise na Câmara dos Vereadores do Rio.
Polícia Violência em São Luís paralisa Campeonato Maranhense Sub-15 e Sub-17 e afeta eventos esportivos
Polícia Caminhoneiro é feito refém durante assalto a carga dos Correios no interior do MA
INSS Mais de 165 mil no MA receberam R$ 118,5 milhões por descontos indevidos do INSS
Morte Polícia Civil investiga morte de vereadora encontrada morta dentro de casa em Lago Verde
Remoção Homem é Morto a Tiros ao Retornar para Albergue Penal em São Luís
Remoção Empreendimentos Irregulares na Avenida Raul Lopes Serão Removidos para Implantação de Banheiros Públicos
Importunação Sexual Vigilante é preso suspeito de filmar alunas no banheiro de universidade no Maranhão
Acusação Prefeito de São Benedito do Rio Preto é afastado em ação contra grupo suspeito de fraudar recursos do Fundeb no MA
Operação PI/MA Operação Cela 03 desmantela braço financeiro de facção entre Maranhão e Piauí Mín. 23° Máx. 39°