Tem início nesta segunda-feira (1º) as oficinas regionais para debater o Plano Nacional de Juventude, etapa Nordeste. O evento segue até terça-feira (2), de 9h às 18h no Centro de Eventos Sucesso, localizado na Rua Anísio de Abreu, Centro/sul. As oficinas vão acontecer em etapas regionais e o Piauí foi o escolhido para a etapa Nordeste.
O objetivo do evento é produzir subsídios qualificados para a elaboração do plano por meio da busca de diferentes contribuições de pesquisadores, gestores, movimentos juvenis e jovens, no campo das políticas públicas voltadas para a juventude brasileira em toda sua diversidade racial, de gênero, orientação sexual, de renda, região e local de moradia.
De acordo com Everton Calisto, coordenador da Juventude do Piauí (Cojuv), essa é uma das 4 etapas de realização das oficinas regionais. “É um momento importante onde vamos receber esse seminário de sistematização e validação das propostas aprovadas na Conferência Nacional de Juventude que aconteceu em Brasília, em novembro de 2023”, explicou.
O coordenador destaca ainda que nesses dois dias secretários estaduais e municipais de outros estados estarão presentes nas oficinas. “O Piauí se destaca na política pública de juventude e com isso conseguimos ser referência para outros estados. Então com isso estamos trazendo essa oficina para que junto com secretários de outros estados, secretários municipais, conselheiros, sociedade civil de todo Nordeste possamos sistematizar e validar essas propostas”, comentou.
O Plano Nacional de Juventude é um anseio dos movimentos de juventude e está previsto na Constituição Federal. Ele representa um compromisso de 10 anos com políticas públicas que garantem direitos e oportunidades para todos os jovens.
Mín. 21° Máx. 40°