Segunda, 22 de Julho de 2024
25°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Segurança Segurança

240 PMs intensificam o policiamento nas ruas com a Operação Reforço Especializado, lançada nesta segunda-feira (24)

O governador Elmano de Freitas e secretário da SSPDS, Roberto Sá, participaram do lançamento da operação Em mais uma das medidas anunciadas pelo Go...

25/06/2024 às 11h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O governador Elmano de Freitas e secretário da SSPDS, Roberto Sá, participaram do lançamento da operação

Em mais uma das medidas anunciadas pelo Governo do Ceará para reforçar a segurança pública, o governador Elmano de Freitas e o secretário da Segurança Pública e Defesa do Ceará, Roberto Sá, e o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo, participaram, na noite desta segunda-feira (24), do lançamento da Operação Reforço Especializado da PMCE. Com o efetivo de 240 policiais militares, divididos em 61 equipes, a operação realizará blitzes em áreas com maior incidência criminal, segundo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Nós estamos continuando com o trabalho de intensificação da presença da polícia nas ruas para proteger o cidadão e a cidadã. Agora à noite, essa operação especial conta com 240 homens e mulheres e 61 viaturas. Neste momento, além dessa operação, estamos também com 12 blitze acontecendo em locais estratégicos de Fortaleza, distribuídas nas áreas onde os dados e as evidências apontam a maior possibilidade de atuação do crime. Portanto, para evitar a criminalidade e proteger o cidadão e a cidadã, a operação estará atuando em Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, cidades que nós estamos olhando de maneira muito atenta”, ressaltou, na ocasião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Durante o lançamento da operação, o governador Elmano de Freitas destacou também as outras medidas para a segurança pública anunciadas por ele nesta segunda-feira: “Nós determinamos a convocação de mais 426 policiais militares que vão começar o curso de formação imediatamente. Na sexta-feira (28), vamos apresentar mais 400 policiais (alunos-soldados), além dos 400 apresentados na semana passada, que já começam também a estar nas ruas. E na quarta-feira (26), estou dando posto a 428 policiais civis. Portanto, vamos continuar o trabalho de fortalecimento das forças de segurança, para enfrentar o crime e dar paz e tranquilidade ao povo cearense”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“A gente trabalha sobre evidências, sobre análise criminal. Então, com o recurso que nós temos, patrulhamos durante o dia todo para fazer a prevenção, fazer a ostensividade, no caso da Polícia Militar. Mas em momentos como esse, que você identifica determinados lugares e horários em que o índice de criminalidade aumenta, é necessário também aumentar o contingente local para demonstrar exatamente a força e a presença do Estado, tranquilizar o cidadão e inibir a ação criminosa. No entanto, quando eventualmente, essa presença não consegue evitar e o crime acontece em outro local, entra a polícia judiciária, investigativa, imediatamente, para descobrir os autores dos delitos”, ressaltou o secretário, Roberto Sá.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Operação Reforço Especializado

Para reforçar a segurança nas ruas, garantir a ordem pública e investir prontamente contra a criminalidade, a operação “Reforço Especializado”, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), intensificou a quantidade de equipes especializadas da corporação para, junto ao policiamento ordinário, atuar na prevenção, no aumento da sensação de segurança da população, além de realizar prisões de infratores e apreensão de ilícitos.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Equipes do policiamento especializado da PMCE estão atuando nas áreas de maior incidência criminal, conforme orientações dos estudos da Supesp, órgão vinculado à SSPDS. São equipes do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e a Força Tática dos batalhões da Capital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias