
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (25) audiência pública sobre a possibilidade de emancipação do campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
O debate atende a pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e será realizado a partir das 15h30. O local da reunião ainda não foi definido.
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem cinco campus: dois em Diamantina, um Teófilo Otoni, um em Janaúba e um em Unaí.
O campus do Mucuri, localizado em Teófilo Otoni e criado em 2006, atualmente oferece dez cursos de graduação presencial, um curso graduação a distância e programas de pós-graduação.
Segundo Nikolas Ferreira, o campus Mucuri atende uma região que abrange mais de 1 milhão de pessoas. "Além disso, o campus de Mucuri da UFVJM desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional, científico e socioeconômico da região", afirma o deputado. Apesar disso, o campus está subordinado à sede da universidade, localizada em Diamantina.
A emancipação do campus, segundo Ferreira, é uma demanda antiga da comunidade acadêmica e dos moradores locais. "Tal medida possibilitaria uma maior autonomia administrativa e financeira ao campus, possibilitando uma gestão mais eficiente e ágil, bem como uma maior adequação às necessidades específicas da região", explica o parlamentar.
Câmara Comissão aprova permissão para trabalhador descontar valor do aluguel direto no salário
Câmara Comissão aprova pena maior para indução ao suicídio em casos de relação tóxica ou estelionato sentimental
Câmara Comissão aprova proibição de usucapião por marido agressor quando mulher fugir de violência Mín. 23° Máx. 37°