Quarta, 24 de Julho de 2024
32°

Tempo limpo

Teresina, PI

Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão de Educação avalia emancipação do campus universitário de Mucuri

O campus de Mucuri é um dos cinco da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

24/06/2024 às 19h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (25) audiência pública sobre a possibilidade de emancipação do campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O debate atende a pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e será realizado a partir das 15h30. O local da reunião ainda não foi definido.

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem cinco campus: dois em Diamantina, um Teófilo Otoni, um em Janaúba e um em Unaí.

O campus do Mucuri, localizado em Teófilo Otoni e criado em 2006, atualmente oferece dez cursos de graduação presencial, um curso graduação a distância e programas de pós-graduação.

Segundo Nikolas Ferreira, o campus Mucuri atende uma região que abrange mais de 1 milhão de pessoas. "Além disso, o campus de Mucuri da UFVJM desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional, científico e socioeconômico da região", afirma o deputado. Apesar disso, o campus está subordinado à sede da universidade, localizada em Diamantina.

A emancipação do campus, segundo Ferreira, é uma demanda antiga da comunidade acadêmica e dos moradores locais. "Tal medida possibilitaria uma maior autonomia administrativa e financeira ao campus, possibilitando uma gestão mais eficiente e ágil, bem como uma maior adequação às necessidades específicas da região", explica o parlamentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias