Segunda, 22 de Julho de 2024
25°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

São João do Maranhão 2024 - “É indiscutivelmente o Maior São João do Mundo”, diz Brandão durante ‘tour’ por arraiais de São Luís

Brandão prestigiou apresentações de grupos folclóricos e artistas locais, conversou com maranhenses e turistas, e verificou o nível de satisfação d...

23/06/2024 às 22h30
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Governador Carlos Brandão visita arraiais em São Luís (Foto: Fernando dos Anjos)
- Governador Carlos Brandão visita arraiais em São Luís (Foto: Fernando dos Anjos)

Com uma pluralidade de atrações culturais, a programação do São João do Maranhão animou os quatro cantos da Grande Ilha de São Luís neste sábado (22), com festas nos arraiais do Ipem, Canto da Cultura, Santo Antônio, Liberdade, Cidade Operária, Parque da Juçara e na Capela de São Pedro. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, aproveitou a noite para fazer um “tour” por arraiais de São Luís.

Durante o passeio, Brandão prestigiou apresentações de grupos folclóricos e artistas locais, conversou com maranhenses e turistas, e verificou o nível de satisfação da população com a festa.

O governador visitou os arraiais do Canto da Cultura, no Centro Histórico, o Arraial da Assembleia (promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão - Alema) e encerrou a noite no Arraial do Ipem.

Na ocasião, Brandão conferiu de perto a estrutura de segurança mobilizada para garantir a tranquilidade das festas e outros aspectos relacionados à temporada junina, como a geração de emprego e renda e o crescimento na movimentação turística nesse período.

“Estamos fortalecendo a nossa cultura, a nossa tradição. Hoje [o São João do Maranhão] está no Brasil, está no mundo, o nosso festejo é indiscutivelmente o maior São João do Mundo. Estou feliz também porque isso tudo movimenta a economia e gera milhares de empregos”, disse Brandão em entrevista para uma emissora de rádio local.

“No Centro Histórico conversei com vários turistas, não só do Brasil, mas estrangeiros. Eles estão encantados. O que precisa é que o Brasil e o mundo conheçam e é isso que nós estamos fazendo: dando visibilidade ao nosso São João, mostrando-o para o país, para a imprensa nacional”, completou.

O governador destacou, ainda, o potencial das festas juninas para estimular a geração de renda para profissionais de diversos setores. “Motoristas de táxis, motoristas de aplicativos, restaurantes, bares, hotéis lotados. Todo mundo ganhando dinheiro. Ano passado nós investimos R$ 34 milhões, gerou R$ 300 milhões de receita. As pessoas conseguem pagar as suas contas”, afirmou.

Armazém do Empreendedor

No Arraial do Ipem, o governador Carlos Brandão conferiu de perto espaços inovadores instalados na edição deste ano, como o Armazém do Empreendedor, ação coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc).

O Armazém do Empreendedor ajuda a difundir cadeias produtivas do estado, por meio de produtos e serviços 100% produzidos no Maranhão. O espaço conta com mais de 100 empreendimentos participantes, em regime de revezamento, visando oferecer vastas opções em diversos segmentos, como moda, artesanato, alimentos, bebidas, serviços especializados, entre outros.

Transmissão ao vivo do Arraial do Ipem

Outro destaque do Arraial do Ipem é o estúdio avançado que concentra as atividades de  cobertura jornalística. Instalado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), o estúdio permite a transmissão ao vivo, de quinta-feira a domingo, de todas as atrações que se apresentam no local.

A transmissão é realizada pela Rádio Timbira FM 95,5 MHz, por meio de parceria firmada entre a Rádio Universidade FM e a TV UFMA.

O grupo Mirante também segue com coberturas diárias e em tempo real da festança no Arraial do Ipem, com transmissões via Rádio Mirante News FM e no site Imirante.com

Noite de festança nos arraiais

Produzidos pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) os arraiais do Canto da Cultura e do Ipem, visitados pelo governador, contaram com uma leque de atrações, como grupos de tambor de crioula, bumba meu boi e shows com artistas locais.

No Canto da Cultura a festança ficou por conta do Tambor de Crioula Brilho da União, Tambor de Crioula Mestre Constâncio e Bumba Meu Boi Brilho da Ilha.

No tradicional Arraial do Ipem, passaram pelo palco principal o Tambor de Crioula Unidos de São Sebastião do Taim, Dança Portuguesa de Bragança, Cia Vem BB, Boi Novilho Branco, Boi Mocidade de Rosário, Boi da Floresta, além dos shows de Athuy e da banda Afrôs.

Já no Arraial da Assembleia, a programação contou com a Companhia Batuque, Quadrilha Encanto do Sertão, Quadrilha Flor do Amor, Boi Brilho da Terra, Boi da Floresta, Boi da Madre Deus, Boi da Lua, Boi da Maioba, Boi da Matinha e Boi Barrica, que encerrou a noite.

Ao lado da presidente da Alema, deputada estadual Iracema Vale, Brandão elogiou a programação e a produção do Arraial da Assembleia. “É com muita alegria que a gente vem visitar o Arraial da Assembleia, que está belíssimo, todo decorado, apresentações culturais com muita variedade. Eu considero esse um dos melhores São João da Assembleia. Já participei de vários, mas esse ano foi caprichado”.

Geração de renda e solidariedade

Uma das peculiaridades do Arraial da Assembleia é a grande variedade gastronômica disponível nas barracas presentes no local. Montado na área de estacionamento da Alema, o espaço conta com 11 barracas de comidas típicas, além de carrinhos dos beneficiários do programa estadual Mais Renda, voltados para a venda de bebidas, comidas e doces típicos da época.

O espaço também conta com barracas de cunho filantrópico, onde instituições beneficentes convertem o dinheiro arrecadado com a venda de alimentos e bebidas, em recursos para manutenção de instituições de caridade, projetos sociais e igrejas, como observou o governador Carlos Brandão.

“Estou vendo aqui algumas barracas que são filantrópicas, que arrecadam dinheiro para manter as igrejas e para manter programas sociais”, sublinhou o governador.

O São João do Maranhão 2024 é uma realização do Governo do Maranhão, sob coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Acesse as redes sociais da Secma na internet ou faça o download do app São João do Maranhão 2024 - disponível para os sistemas operacionais Android e IOS  - e confira a programação completa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias