Quarta, 24 de Julho de 2024
32°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Maranhão

Mais arraiais iniciam festividades no São João do Maranhão 2024 em São Luís

Programação agora conta com atrações no Canto da Cultura, Liberdade, Largo de São Pedro, Santo Antônio e Parque da Juçara.

21/06/2024 às 15h11
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Arraial do Canto da Cultura (Foto: Júnior Foicinha)
- Arraial do Canto da Cultura (Foto: Júnior Foicinha)

Em São Luís, a noite desta quinta-feira (20) marcou o início da temporada junina em quatro arraiais espalhados pela capital maranhense: os arraiais do Canto da Cultura, Santo Antônio, Liberdade, Largo de São Pedro e Parque da Juçara.  

Já no final da tarde, às 17h, o Arraial do Canto da Cultura, espaço localizado no cruzamento entre as ruas Portugal e Estrela, iniciou a programação junina no Centro Histórico de São Luís.

Por lá, a festa foi comandada pela Tambor de Crioula Degrau de Santa Luzia, seguido do Tambor de Crioula Vitória de São Benedito, Forró Pé de Serra Vânia Coelho e foi finalizada com o ritmo forte e contagiante do Boi de Mestre Leonardo, sotaque de zabumba.

Um dos destaques do local é a presença das tradicionais bandeirinhas juninas que foram instaladas em ruas históricas do centro, despertando ainda mais o interesse de famílias e turistas pela festa.  

“Hoje estamos aqui com o Arraial do Canto da Cultura, um movimento muito diferente, muito bonito, o Centro Histórico pulsando a nossa cultura, movimentando a economia local. O governador acertou mais um vez em trazer esse projeto para o Centro Histórico. Para abrilhantar ainda mais, temos as tradicionais bandeirinhas, com todo mundo tirando fotos, divulgando o nosso São João, o nosso estado, para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.       

A diversidade e originalidade da cultura maranhense encantou a psicóloga Rafaela Ramos, turista que prestigiou o primeiro dia de Arraial do Canto da Cultura.

“Estou achando uma experiência antropológica, revolucionária, onde tenho a oportunidade de conhecer muito da cultura do Maranhão. Um local que se mostra um polo de cultura. Escolhi esse período para conhecer a cultura local. Está sendo uma experiência incrível”, relatou.

Já no Arraial do Largo de São Pedro, a programação começou com uma Santa Missa e depois contou com Grupo Crioula, Boizinho Barrica, Quadrilha Flor do Sertão e Boi Encanto da Ilha.

No Arraial de Santo Antônio, o primeiro dia de festança junina foi animado pelo Forró Encaixotado, Cacuriá Balaio de Rosas, Tambor de Crioula do Taim - com mais de 85 anos de existência, é o tambor mais antigo em atividade na Grande Ilha - Boi de Santa Fé, show de Camila Reis e Boi da Fé em Deus, fechando com chave de ouro a festa.

Outro local que estreou programação junina foi o Arraial da Liberdade, com direito a Tambor de Crioula do Mestre Leonardo, Dança Portuguesa Raiz de Portugal, Cia Despertar, Cacuriá Assa Cana, Boi Novilho Branco e show com Fabrícia e banda.

São João na zona rural

Na zona rural de São Luís, o Arraial do Parque da Juçara iniciou a temporada junina nesta quinta-feira, com cacuriá, quadrilha e os grupos de bumba meu boi da Maioba, Anjo do Meu Sonho e Lendas e Magias.

Wanderson Martins é morador da zona rural de São Luís e brincante da Quadrilha Flor de Vinagreira, que se apresentou na estreia da temporada 2024 do Arraial do Parque da Juçara. Para ele, é um orgulho se apresentar dentro de sua comunidade.  

“Sou morador da zona rural e pelo segundo ano estamos aqui no Parque da Juçara com o nosso tema que fala do Maracanã, que é a Festa da Juçara. É uma honra muito grande estar aqui dançando quadrilha pelo segundo ano consecutivo”, relatou.

Arraial do Ipem, mais acessibilidade

Com programação diária e gratuita até o dia 14 de julho, o Arraial do Ipem esquentou a noite de quinta-feira com uma programação diversificada, com direito a tambor de crioula, dança portuguesa, grupos de bumba meu boi e os shows do Grupo Lamparina e da cantora Mayara Lins.

O ‘arrasta pé’ no Barracão do Forró foi liderado pelo Silverio Trio e pelo Forró Baião do Mará. O projeto Atitudes Acessíveis também marcou presença no espaço. Coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), a ação tem como objetivo a aplicação de práticas que promovam a acessibilidade.

A cadeirante Maria Rocha acompanhou a festa e elogiou a iniciativa. “É simplesmente maravilhoso estar aqui porque é uma oportunidade para todas as pessoas ditas ‘normais’, mas também para as pessoas com deficiência, o surdo, o deficiente visual, o cadeirante, o autista, enfim, todos. É uma inclusão. Muito bom”, afirmou.

Último dia do espaço Bumba Meu São João

Nesta sexta-feira (21) a programação oficial do São João do Maranhão contará com shows e apresentações culturais no Largo de São Pedro, Canto da Cultura, Arraial da Liberdade, Cidade Operária, Ipem, Parque da Juçara, Santo Antônio e o encerramento do espaço Bumba Meu São João.

Evento integralmente custeado e produzido com recursos da iniciativa privada, com a colaboração do Governo do Estado, o espaço Bumba Meu São João foi a grande novidade do ano e se despede do público com os shows de Henrique & Juliano, Ávine Vinny e Zé Cantor.

‘Maior São João do Mundo’, o São João do Maranhão 2024 é uma realização do Governo do Maranhão, sob a coordenação da Secma. Acesse o app São João do Maranhão 2024 - disponível para os sistemas operacionais Android e IOS  - e confira a programação completa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias