Quarta, 24 de Julho de 2024
32°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Piauí

Sesapi promove roda de conversa sobre acesso à saúde para população trans na segunda (24)

A ação também vai colher subsídios para a construção do protocolo de atendimento trans no Ambulatório Makelly Castro do HGV.

21/06/2024 às 11h56
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, realizará, na segunda-feira (24), às 14h, roda de conversa com o tema “Acesso à Saúde para a População Trans". O encontro será na Faculdade de Ciências Médicas (Facime) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A ação visa promover conscientização e diálogo entre movimentos sociais, usuários do Ambulatório Trans Makelly Castro do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e profissionais de saúde em geral sobre atendimento e acolhimento da população trans aos serviços de saúde, além de colher subsídios para a construção do protocolo de atendimento trans no referido ambulatório.

Segundo Filipe Silva, coordenador de Equidade da Sesapi, a roda de conversa promove uma importante plataforma de diálogo e integração. “Esta iniciativa é essencial para garantir que a população trans tenha acesso a cuidados de saúde adequados e respeitosos. Nosso objetivo é ouvir diretamente aqueles que utilizam os serviços e, assim, aprimorar nosso atendimento, tornando-o mais inclusivo e eficiente. Queremos que todos os profissionais de saúde compreendam melhor as necessidades específicas da população trans e estejam preparados para oferecer um acolhimento humanizado”, explica o gestor.

O evento representa um passo significativo para a inclusão e equidade no sistema de saúde, reforçando o compromisso da Sesapi com a construção de um atendimento mais justo e sensível às diversidades de gênero. A participação ativa dos movimentos sociais e dos usuários do ambulatório Trans Makelly Castro será fundamental para a elaboração de um protocolo que reflita as reais necessidades e demandas dessa população.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias