A Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) recebeu três jovens aprendizes selecionados pelo programa Oportunidade Jovem, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). O programa de aprendizagem profissional visa a promoção da formação técnica e profissional de adolescentes e jovens, desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas.
Para assegurar um trabalho adequado, os jovens receberam uniformes completos, incluindo crachá de identificação. Além disso, servidores da ADH passaram por um curso preparatório para melhor orientar e auxiliar os aprendizes durante o período de trabalho.
Cecília Beatriz, de 14 anos, estudante do Ensino Médio, está atuando na Diretoria Administrativa Financeira, aprendendo como funciona a rotina e o fluxo de processos. "É uma experiência nova, né? E é bom que a gente aprende desde cedo como funciona o trabalho e o valor dele. Fui muito bem recebida e já aprendi várias coisas interessantes", comenta.
Anderson Santos está prestando apoio na recepção da ADH, onde auxilia no atendimento aos mutuários. Teresa Maria da Silva, a terceira jovem selecionada tem contribuído com a Gerência de Serviço Social, onde está aprendendo como funciona o desenvolvimento de projetos e programas voltados ao bem-estar social dos moradores atendidos pela agência.
“Estamos muito felizes em poder abrir as portas da ADH para estes jovens e queremos contribuir da melhor forma para que a experiência deles aqui possa acrescentar em suas carreiras profissionais e também na jornada de vida”, destacou o diretor-presidente da ADH-PI, Carlos Edilson.
A seleção dos jovens foi realizada por meio de uma triagem que identificou as áreas de maior afinidade para cada candidato. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais, divididas em quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas, simultâneas ou não, sendo que o horário de expediente do aprendiz sempre vai respeitar os compromissos escolares. O contrato dos aprendizes tem duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação.
A participação da ADH no Programa Oportunidade Jovem Aprendiz reflete o compromisso do órgão com a inclusão social e o desenvolvimento profissional dos jovens.
Mín. 21° Máx. 40°