Terça, 25 de Junho de 2024
34°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Maranhão

Urbano Santos comemora 95 anos com entrega da primeira etapa da MA-225, inauguração de obras educacionais e anúncio de novos investimentos

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, prestigiou as comemorações na cidade realizando a entrega da primeira etapa da obra de pavimentação da MA...

11/06/2024 às 00h05
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Pavimentação da MA-225 vai facilitar a conexão da região Leste do Maranhão com o litoral, melhorando o acesso e incentivando o desenvolvimento econômico local (Foto: Gilson Teixeira)
- Pavimentação da MA-225 vai facilitar a conexão da região Leste do Maranhão com o litoral, melhorando o acesso e incentivando o desenvolvimento econômico local (Foto: Gilson Teixeira)

Localizado no leste maranhense, o município de Urbano Santos comemorou nesta segunda-feira (10), 95 anos de emancipação política com a inauguração de obras estaduais nas áreas da infraestrutura e educação. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, prestigiou as comemorações na cidade realizando a entrega da primeira etapa da obra de pavimentação da MA-225.

Além de inaugurar a primeira etapa da intervenção, equivalente a 25 km de asfaltamento, na oportunidade o governador autorizou o início das obras da segunda fase da MA-225, que corresponde a mais 41 km de pavimentação, interligando Urbano Santos a um povoado na cidade de Barreirinhas.

"A comunidade de Urbano Santos celebra 95 anos do município dando passos importantes para o desenvolvimento, com obras essenciais que vão melhorar a vida das pessoas, de toda a região. Inauguramos o primeiro trecho da estrada que vai de Urbano Santos a Barreirinhas. Está tudo novinho, pavimentado e sinalizado. Inclusive, já demos o próximo passo, assinando a ordem de serviço para levar pavimentação até o povoado Sobradinho, em Barreirinhas. A gente quer entregar a obra até o final do ano”, afirmou Carlos Brandão.

Ao lado do prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros de Araújo, e da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale, Brandão conferiu de perto os serviços de pavimentação da MA-225.

“São benefícios que a população esperava há mais de 50 anos. Essa estrada vai interligar toda a região do Baixo Parnaíba, com a região do Munim e a região dos Lençóis Maranhenses”, completou.

Turismo e desenvolvimento regional

Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a pavimentação da MA-225 vai facilitar a conexão da região Leste do Maranhão com o litoral, melhorando o acesso e incentivando o desenvolvimento econômico local. A estrada também facilita o escoamento da produção agrícola, reduz o tempo de viagem entre os municípios vizinhos e os riscos de acidentes.

A autônoma Raimunda Reis mora em Urbano Santos e festejou a entrega da rodovia. “É um orgulho receber uma estrada dessa. Antigamente era muito ruim a estrada aqui de Urbano Santos, era só buraco, era só areia. Para os moradores de Urbano Santos melhorou muito”, disse.

O servidor público Luís Fernando mora no município e avalia que a obra vai garantir desenvolvimento econômico, cultural e turístico. “O sentimento é de gratidão. É um sonho que está sendo realizado e acredito que é o sonho de toda região, não só de Urbano Santos. Vai representar uma grande mudança social para toda a região”, opinou.

Escola e quadra poliesportiva

Outro presente em alusão aos 95 anos de Urbano Santos foi a inauguração da obra de reforma do Centro Escolar (CE) Ester Flora de Araújo. A escola passou por uma requalificação completa, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Agora a escola conta com todas as salas climatizadas e com nova estrutura nos banheiros, cozinha, refeitório e em outras dependências do CE.

Além de três novas salas abertas com a reforma, a escola também recebeu quadra poliesportiva coberta e uma quadra de areia para a prática de esportes como o Beach Soccer. Anderson Araújo, é aluno do 1º ano CE Ester Flora de Araújo e elogiou a nova estrutura da escola, que agora oportuniza mais conforto para estudantes e professores.

“A reforma da nossa escola é muito importante para nós, estudantes. Vai ficar mais confortável para todos nós, as nossas salas estão todas climatizadas, a escola foi toda reformada, uma ampliação importante, uma quadra nova que a nossa escola estava precisando há muito tempo e, que, enfim, recebemos”, pontuou o aluno.

O prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, agradeceu pela atuação do Poder Executivo Estadual na realização de obras cruciais para o desenvolvimento econômico e social do município e região.

“Com muita gratidão a Deus e ao governador Carlos Brandão, estamos recebendo a primeira etapa da estrada. Urbano Santos completa 95 anos e ganha grandes presentes. O governador entra para a história do município como o gestor que está contribuindo com o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa região”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias