Domingo, 08 de Setembro de 2024
30°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Anúncio
Saúde Saúde

Com produção de fanzines, pacientes relembram momentos vividos na Casa de Cuidados do Ceará

Oficinas de fanzines promovem momento terapêutico aos pacientes Um fanzine é uma publicação gráfica artesanal produzida por pessoas que gostam de u...

09/06/2024 às 17h25
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Oficinas de fanzines promovem momento terapêutico aos pacientes

Um fanzine é uma publicação gráfica artesanal produzida por pessoas que gostam de um tema em comum. E foi esse o recurso escolhido pelas equipes de Terapia Ocupacional e Psicologia da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para oficinas de integração com pacientes e cuidadores. A ideia foi produzir um livreto com o tema “Minha vida na Casa de Cuidados”, com recortes de jornais e revistas, em alusão ao aniversário do equipamento, celebrado no dia 24 de junho.

“O fanzine tem a proposta de montar uma mensagem a partir de um determinado tema. Como o aniversário da Casa de Cuidados está chegando, fizemos essas oficinas para os pacientes relatarem o que sentem e vivem na Casa como uma retrospectiva. Depois de finalizado, cada um explica o que quis transmitir na mensagem, promovendo troca de experiências e criação de laços afetivos”, explica Gardênia Leão, terapeuta ocupacional da CCC.

Recortes, desenhos, frases, cada um monta à sua maneira, sendo uma forma de criatividade e expressão de sentimentos. “É um momento terapêutico, pois promove autocuidado, alta expressão, autonomia e nostalgia ao relembrar momentos marcantes”, complementa Hellany Gomes, psicóloga da Casa.

O paciente José Roberto Candido Paiva, 56, é conhecido na CCC pela habilidade com trabalho manual. Carpinteiro e marceneiro, ele interrompeu os trabalhos devido a um acidente de trânsito. Porém, encontrou na arte uma forma de relaxar e ter momentos de satisfação. “Já criei diversos objetos com papel, cartolina e papelão, é uma forma de preencher o tempo ocioso e buscar inspiração, trabalhando a mente. Eu crio uma peça já pensando na próxima”, conta.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Paciente José Roberto Candido Paiva mostra, orgulhoso, os objetos produzidos com caixa, papelão e cartolina

Sobre a experiência com fanzine, ele conta que o maior sentimento proporcionado foi de saudade. “Fiz amizades com profissionais e outros pacientes. Estou prestes a receber alta e só tenho boas lembranças daqui. O fanzine me fez reviver esses momentos, por isso foi uma experiência gratificante”, relembra.

Para celebrar o aniversário de três anos, a Casa de Cuidados contará com programação nos dias 24, 27 e 28 de junho, que envolverá doação de sangue, apresentações de trabalhos (incluindo os fanzines dos pacientes) e palestras de convidados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias