Terça, 25 de Junho de 2024
34°

Tempo limpo

Teresina, PI

Segurança Piauí

Piauí é semifinalista no Prêmio Excelência em Competitividade com Projeto de Recuperação de Celulares

O CellGuard permite o rastreamento e a recuperação de dispositivos móveis através da colaboração entre as forças policiais e a comunidade.

08/06/2024 às 16h31
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Estado do Piauí, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, está classificado entre os doze estados da federação que concorrem ao Prêmio Excelência em Competitividade, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria Boas Práticas de 2024, com o Projeto de Recuperação de Celulares CellGuard, desenvolvido e executado pela Superintendência de Operações Integradas (SOI).

Instituído em 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade homenageia os estados que se destacam na priorização da competitividade na formulação de suas agendas, implementando políticas de alto impacto que afetam diretamente os indicadores do Ranking.

O Piauí alcançou a classificação com o projeto CellGuard, que criou um banco de dados de IMEIs e um aplicativo de rastreamento que já recuperou quase seis mil celulares e reduziu em 44% o número de furtos de aparelhos. A estratégia inclui intimações em massa para devolução dos aparelhos e parcerias com o poder Judiciário e operadoras de telefonia.

Segundo o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, o CellGuard permite o rastreamento e a recuperação de dispositivos móveis através da colaboração entre as forças policiais e a comunidade.

“Desde sua implantação, diversos aparelhos foram recuperados, contribuindo para a redução dos furtos e roubos. Ao registrar a ocorrência, o usuário pode ativar o rastreamento do CellGuard, que monitora o aparelho em tempo real e compartilha informações com as autoridades. O aplicativo também permite o bloqueio remoto do dispositivo, protegendo os dados do usuário”, frisou o superintendente da SSP.

Em 2024, a banca de seleção do CLP avaliou mais de 292 políticas públicas, classificando 12 boas práticas como semifinalistas. Dessas, seis serão selecionadas como finalistas, das quais três serão escolhidas como vencedoras. O anúncio das finalistas ocorrerá no início de julho, enquanto o das vencedoras será feito no dia 21 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2024.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias