Sábado, 21 de Dezembro de 2024
28°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Prefeitura Nazária

Câmara municipal e prefeitura de Nazária Piauí prestam homenagem póstuma ao senhor Raimundo José de Santana (Dico Izidio)

A solenidade contou com familiares e amigos além de representantes do povo.

27/05/2024 às 15h03 Atualizada em 27/05/2024 às 18h52
Por: Tony Silva Fonte: Professora Zilma
Compartilhe:
Câmara municipal e prefeitura de Nazária Piauí prestam homenagem póstuma ao senhor Raimundo José de Santana (Dico Izidio)

Na manhã do último sábado (24) familiares e amigos do senhor Raimundo José de Santana, conhecido como Dico Izidio, estiveram reunidos no plenário da câmara municipal da cidade de Nazária Piauí, distante 30,6, km ao sul da capital.

Dico Izidio, tem relevantes serviços prestados na região desde quando ainda era município de Teresina. Após a emancipação, Dico Izidio ainda chegou a concorrer ao cargo de vereador, ficando com a primeira suplência. Nos pleitos seguintes, uma filha do homenageado pleiteou a vereança, porém sem sucesso. Persistente, seu Dico lançou o filho caçula como candidato a vereador por Nazária, e neste caso, Daniel do Dico, como foi registrado na justiça eleitoral, foi eleito vereador.  Dico Izidio, faleceu no dia 05 de novembro de 2023, aos 89 anos de idade,  deixando viúva a esposa dona Maria Salustiano dos Santos Santana, conhecida como dona Licor, 12 filhos, 35 netos e 48 bisnetos. oportunamente, familiares e amigos resolveram prestar esta justa homenagem ao grande líder Raimundo José de Santana, (Dico Izidio).


Após a abertura da solenidade, o primeiro orador foi o Presidente do legislativo municipal de Nazária, vereador Cícero carvalho junior, que na oportunidade ressaltou a importância da homenagem pelos feitos realizados por Dico Izidio, em toda região.


Na sequência, o chefe do executivo municipal, Osvaldo Bonfim, também falou do carinho e do respeito que sempre lhe foi dispensado pelo Sr Dico Izidio, e todos os seus familiares incluindo o vereador Daniel do Dico, que segundo ele, mesmo sendo eleito na oposição nunca foi obstáculo para o desenvolvimento de Nazária.

" Quero aqui expressar a felicidade de participar desta justa homenagem! Dico Izidio, é merecedor de todas as honrarias possíveis, por tudo que ele realizou para nossa região, sem fazer distinção de siglas partidárias, ele sempre fez questão de apenas ser fiel ao seu ponto de vista, porém tratava à todos com o mesmo respeito, legado que deixou para todos nós. Agradeço imensamente ao vereador Daniel do Dico, que a exemplo de seu pai, mesmo sendo eleito na oposição nunca foi obstáculo para o crescimento de nossa cidade, e hoje é um grande parceiro da gestão e do povo de Nazária" Disse Osvaldo Bonfim.


O orador seguinte foi o atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito nas próximas eleições, Joaquim Nonato, conhecido como (Tropi), que também não poupou elogios ao homenageado e todos os parentes e amigos.


O jornalista e pré-candidato a vereador por Teresina, Pedro Alcântara do Nascimento, relembrou o apoio incondicional do senhor Dico Izidio, a suas candidaturas quando foi vereador da capital em épocas passadas. Ele se emocionou ao falar em um destes pleitos onde à região representada por Dico Izidio foi crucial para sua eleição, obtendo quase 200 sufragios.

" Entre as muitas histórias envolvendo a minha pessoa e o cidadão Dico Izidio, tem uma que faço questão de contar. Na minha eleição de 1988, os votos eram contados manualmente, e a apuração levava dias de muita ansiedade e adrenalina pura! Faltando apenas urna urna para conclusão, exatamente a de Nazária, a vaga estava entre meu nome e de um outro candidato. A meia noite os trabalhos foram suspensos, fomos para casa, porém não conseguimos dormir, no dia seguinte às oito horas da manhã foram reiniciadas as apurações, e ao contarem os votos de Nazária e região, eu obtive quase  duzentos votos, 183 pra ser mais preciso, o suficiente para minha eleição, e dou graças a Deus e ao saudoso Dico Izidio". Disse bastante emocionado, Pedro Alcântara do nascimento.
Tivemos também as falas do pastor Bio, dos filhos:

 

Jota negrão, professora Zilma, e finalizando com o vereador Daniel do Dico, que chorou copiosamente ao relembrar a relação de pai e filho que teve com seu genitor.

" Sei que não seria possível expressar tudo que sinto na minha mente e no meu coração. Sempre fui obediente ao meu pai, mesmo contra minha vontade, às vezes eu queria ir para o futebol e ele me mandava para outra missão, e hoje agradeço a Deus por não ter permitido que eu o desobedecesse, afinal de contas ele sempre estava correto ". Disse, Daniel do Dico.


Fazendo parte da homenagem, será entregue posteriormente a  Viuva  do senhor Raimundo José de Santana, conhecido como Dico Izidio, dona   
Maria Salustiana Dos Santos Santana, conhecida como dona licor,  uma placa com o título de cidadão Nazariense, e que o nome dele seja fixado em logradouros públicos como rua, praça e ou outros.

Raimundo José de Santana (Dico Izidio), estarás sempre vivo em nossas memórias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias