
Atualmente, a Polícia Militar do Estado do Ceará conta com efetivo de quase 20 mil policiais
Representando o governador Elmano de Freiras, o assessor especial da Chefia de Gabinete, Nelson Martins, participou, na noite desta sexta-feira (24), da solenidade de comemoração dos 189 anos da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

“É uma honra participar de uma solenidade como esta representando o governador (Elmano de Freitas), ainda mais em um governo que é altamente preocupado com a segurança pública. Ser policial é ter muita coragem e prestar serviços. Não tenham nenhuma dúvida que irá continuar, cada vez mais, o trabalho de reforço da segurança pública no estado”, enfatizou Nelson Martins.
Tendo o policiamento ostensivo como a sua atividade fim, a PMCE está presente em todo o estado por meio das diversas unidades e subunidades operacionais, todas distribuídas de forma estratégica.

Com um efetivo de quase 20 mil policiais na ativa, a PMCE atua em ações envolvendo a proteção das pessoas e do patrimônio, preservação do meio ambiente, ocorrências de alta complexidade, resgate de vítimas e entre tantas outras ações que fazem da corporação uma das maiores instituições públicas do estado do Ceará.
Na cerimônia de 189 anos da Polícia Militar do Ceará, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, enfatizou a importância de comemorar a longevidade da PMCE e destacou os inúmeros investimentos recebidos pela segurança nos últimos anos.

“Enalteço sempre o trabalho realizado pelos nossos policiais militares, dos praças aos oficiais, que atuam arduamente e de forma ininterrupta no combate à criminalidade e proporcionando bem-estar para a população do nosso estado”, ressaltou o secretário. “O investimento do Governo do Estado, em especial destinados à melhoria da nossa Polícia Militar, tem proporcionado maior qualidade de vida e de trabalho para os profissionais da segurança, modernizando equipamentos, aperfeiçoando profissionais através da formação especializada e outras inúmeras ações”, complementou.
Durante essa gestão foram realizados diversos investimento para a melhoria dos serviços prestado na segurança pública, como: a entrega nova sede da Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE; a entrega de 76 veículos para a Segurança, sendo 66 para PM (viaturas) e 10 para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), sendo 4 ambulâncias e 6 viaturas de resgate; além disso também a entrega de 16 viaturas, em parceria com o Governo Federal, para o enfrentamento à violência contra a mulher.

Entre as ações em prol dos serviços prestados aos cearenses, também estão: a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública, em Fortaleza, que tem o objetivo de integrar os trabalhos das forças de segurança do Estado; a inauguração de sete unidades do CPRaio e videomonitoramento no interior e o lançamento da Patrulha Rural.
Responsável pela Polícia Militar do Ceará, o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, ressaltou o trabalho incansável da corporação para cumprir sua missão de “servir”. “A nossa frente estão uma raça de forte e povo de bravos, são pessoas que 24h promovem a segurança pública, da Capital ao Cariri. Estamos prestando um serviço, e não um trabalho, pois estamos aqui para servir. Com muita doação, entrega e vontade. Só em 2023 realizamos mais de 60 grandes operações e cerca de 4 milhões de abordagens polícias, colaborou para que grandes jogos de futebol acontecessem guarnecendo mais de 1.700.000 pessoas, realizou mais de 27 mil prisões e outros resultados que entregamos a população cearense”, compartilhou.

O comandante-geral ainda reforçou a importância da valorização que o policial militar tem recebido através de ações como: a promoção de 1.986 policiais militares; o chamamento de novos policiais militares, sendo 1.160 soldados e 150 oficiais, já em curso de formação.
“Eu quero ressaltar que o Governo do Estado, por meio do governador Elmano de Freitas, muito tem feito pelo Ceará, que muito tem feito pela segurança pública do Estado, e muito tem feito pela nossa Polícia Militar do Ceará e somos muito gratos por isso. Polícia Militar caminha com honra para os seus 190 anos”, concluiu.
Piauí Ações integradas reforçam segurança do piauiense no período de festas
Piauí Governador inaugura Unidade Integrada de Segurança e fortalece combate ao crime em Nazária e região
Piauí Com investimentos de R$ 6 milhões, governo inaugura BPChoque e Bepi em localização estratégica para reforçar segurança no Piauí
Piauí Com investimentos superiores a R$ 6 milhões e em localização estratégica, governo inaugura BPChoque e Bepi para reforçar a segurança no Piauí
Piauí Balanço 2025: operações Rota Segura e Porteira Fechada reduzem acidentes de trânsito e número de óbitos nas estradas do Piauí
Piauí Governo do Piauí entrega novas unidades do Batalhão de Choque e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior nesta sexta (19) Mín. 21° Máx. 30°