
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a fase de testes de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de outubro. O teste é um procedimento de praxe realizado desde 2009.
Os testes foram iniciados na segunda-feira (13), quando peritos da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) passaram a realizar os testes para verificar a segurança na transmissão de dados e na manutenção do sigilo dos votos. Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, os testes reiteraram que o sistema de votação brasileiro é seguro. Para Valente, o teste é um evento para demonstrar a total transparência dos sistemas eleitorais, com a disponibilização do código-fonte da urna para realização dos testes.
"O teste púbico de segurança é um evento pioneiro no mundo em que a Justiça Eleitoral coloca os seus sistemas ao escrutínio de qualquer brasileiro", afirmou.
Nas eleições de outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. O primeiro turno será realizado no dia 6. O segundo turno está marcado para 27 de outubro
Projeto de Lei Bagagem de mão: Senado aprova gratuidade de até 10 kg em todos os voos
Saúde Câmara aprova laudo de diabetes tipo 1 com validade indeterminada
Política Câmara aprova PL que cria crime de “Domínio de Cidades” e aumenta pena para arrastão
Política Câmara aumenta penas para crimes como extorsão e escudo humano
Projeto de Lei Câmara de Teresina aprova 'Lei Alice' para prevenir acidentes em escolas
Política No Sudeste Asiático, Lula buscará mercado de 680 milhões de habitantes
Investimento MDS investe na agricultura familiar com projeto que fortalece a criação de galinhas caipiras no Piauí
Salário Mínimo Estudo aponta quanto deveria ser o salário mínimo no Brasil
Governo Federal Governo lança nesta semana programa de R$ 40 bilhões para reforma de casas populares; veja quem poderá participar Mín. 23° Máx. 41°