Sábado, 25 de Maio de 2024
27°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Saúde

HGF abre inscrições para Jornada de Farmácia Clínica e Interface com o uso Racional de Medicamentos

O uso racional de medicamentos é uma estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde As inscrições para a Jornada de Farmácia Clínica e In...

16/05/2024 às 15h26
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O uso racional de medicamentos é uma estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde

As inscrições para a Jornada de Farmácia Clínica e Interface com o Uso Racional de Medicamentos, do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), estão abertas até o dia 23 de maio. O evento, que acontecerá no próximo dia 25 de maio, promove espaço para reflexão crítica sobre o contexto atual do tema, tanto em relação à literatura quanto à conjuntura no Estado.

Podem preencher as vagas profissionais do HGF, estudantes de Farmácia (independente do semestre), farmacêuticos e residentes. O evento, marcado para o dia 25 de maio, é gratuito. É importante frisar que há um limite de 150 inscrições disponíveis.

>>>Realizar inscrição

Segundo Patrícia Quirino, farmacêutica e coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do hospital, o uso racional de medicamentos é uma estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “O critério visa garantir que as terapias medicamentosas sejam mais efetivas, seguras e com custo adequado para a sociedade”, explica a coordenadora.

Patrícia informa ainda que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) reconhece os cuidados farmacêuticos como atividade da categoria e indica que os serviços invistam na estratégia. “A Farmácia Clínica desempenha um papel crucial, e a organização deste evento, considerando a variedade de contextos na prática farmacêutica no HGF, o posiciona como um promotor da estratégia”, enfatiza.

Submissão de trabalhos

As propostas de trabalhos para submissão podem contemplar um dos seguintes temas: uso racional de medicamentos, farmacovigilância e Farmácia Clínica. Os resumos devem abordar de maneira crítico-reflexiva o tema geral, embora tenham liberdade na estruturação dos eixos de escrita.

Cada resumo deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500, excluindo o título e as referências bibliográficas, abrangendo os seguintes elementos: introdução, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e referências bibliográficas (conforme normas da ABNT).

Cada proponente pode ser autor principal em apenas um trabalho. Destaca-se ainda que o número máximo de coautores permitido é cinco, os trabalhos devem ser apresentados no formato de pôster e que a comissão científica selecionará cinco projetos para apresentação oral em PowerPoint.

Os resumos devem ser enviados até a próxima segunda-feira (20) para o e-mail [email protected] com o assunto “submissão de resumo para jornada de farmácia clínica do HGF”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias