Sábado, 25 de Maio de 2024
27°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Educação Piauí

Seduckathon: Estudantes Seduc iniciam preparativos para intercâmbio internacional

Seduc acompanha estudantes e professores na emissão dos passaportes de viagem para os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

15/05/2024 às 10h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os dez times formados por estudantes da Seduc que participaram do 1º Seduckathon deram o primeiro passo preparatório para o intercâmbio internacional. Até quinta-feira (16), oito equipes se deslocam ao posto da Polícia Federal (PF), no Espaço Cidadania do Shopping Rio Poty, em Teresina, para a emissão de passaportes.

Ao todo, 50 alunos e dez professores participarão de atividades de imersão que envolvem cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Com exceção dos times do Liceu Parnaibano e Ceti Augustinho Brandão, que farão o procedimento em Parnaíba, os demais terão os documentos emitidos na capital piauiense.

Todo o procedimento para a emissão dos passaportes contou com o acompanhamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que cuidou do requerimento dos documentos, do agendamento dos alunos e professores, além da logística de deslocamento até o posto da PF, incluindo transporte e alimentação.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A estudante Emily Maiane de Carvalho, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulistana, viajou com sua equipe de Paulistana para emitir o passaporte em Teresina. A equipe ficou em quarto lugar na competição com o projeto “Teacher Talk”, que visa contribuir na inclusão de alunos com deficiência auditiva, convertendo áudio para Libras.

“Estou aqui com a minha equipe para emitir o passaporte. Essa nova etapa tem sido muito gratificante por conta de toda a assistência que a equipe da Seduc nos deu. É tudo muito novo. Então, esse acompanhamento é fundamental. Estamos felizes e animados para fazer o curso de inglês e realizar o intercâmbio internacional. Será uma oportunidade única de aprendizado”, comentou Emily.

No Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, a animação é a mesma. A equipe, que ficou em terceiro lugar, está inspirando outros colegas da escola a se dedicarem para que a escola tenha novamente um time entre os finalistas da próxima edição do torneio.

“Os alunos estão muito empolgados. Após o Seduckathon, fomos recebidos em nossa cidade com muita festa. A competição, sem dúvidas, inspira novos talentos em várias áreas. Na nossa escola, os demais alunos já estão ansiosos para participar na próxima edição”, disse o professor orientador Diógenes Vieira.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Educação, Washington Bandeira, explica que, após a emissão dos passaportes, os estudantes e professores terão um curso intensivo de inglês preparado pelos professores da Seduc. As viagens estão previstas para novembro deste ano.

“A dedicação de cada participante nos desafios propostos tornou o Seduckathon um sucesso. Vamos recompensá-los da melhor maneira: com uma oportunidade única de imersão e conhecimento nas maiores instituições tecnológicas do mundo. Até lá, os estudantes e professores participarão de turmas especiais para o aprendizado da Língua Inglesa. Sem dúvidas, o inglês é uma ferramenta importante para que nossos jovens se conectem com o mundo”, disse o secretário.

Durante três dias de atividades intensas, o Seduckathon reuniu dez times de estudantes da rede pública Estadual matriculados nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos. No evento, eles apresentaram projetos com soluções práticas para aprimorar a rotina escolar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias