Quinta, 20 de Junho de 2024
28°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Piauí

Piauí recebe 25 mil doses da nova vacina contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde

Outras 14.800 doses devem chegar ao estado entre esta segunda (13) e terça-feira (14), totalizando 40 mil doses.

13/05/2024 às 21h18
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Saúde (Sesapi) recebeu, no sábado (11), um total de 25.200 doses da vacina monovalente contra Covid-19, da fabricante Moderna. Outras 14.800 doses devem chegar ao estado entre esta segunda (13) e terça-feira (14), totalizando 40 mil doses.

A distribuição da nova vacina foi autorizada após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O imunizante foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Desde janeiro deste ano, o Ministério da Saúde incluiu a imunização contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, a pasta passou a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos ou mais. Aqueles com maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses aplicadas anteriormente, também podem se vacinar. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Desde 1º de janeiro deste ano, as pessoas do grupo prioritário e crianças entre seis meses e menores de cinco anos foram incluídas no Calendário Nacional de Vacinação para serem imunizadas contra a Covid-19”, explica Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, lembra que as vacinas são seguras e é importante que os inclusos nos grupos realizem a imunização.

“É fundamental que toda a população, principalmente os grupos prioritários, procure os postos e se proteja contra a Covid-19. Graças à vacinação conseguimos diminuir os casos de internação e mortes pela doença”, reforça a gestora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias