O Ônibus Lilás levou, nessa quarta-feira (8), as atividades para o município de Pedro Laurentino, expandindo a rota de maio do programa desenvolvido pela Secretaria das Mulheres (Sempi) que já atendeu este mês os municípios de Colônia do Gurguéia e São João do Piauí. O projeto oferece suporte, não apenas no combate à violência de gênero, mas também na garantia do acesso a recursos e orientações que visam fortalecer a autonomia e a dignidade das mulheres.
Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro Laurentino, as ações ocorreram na Comunidade Boa Cica. No rol de atividades oferecidas, destacam-se o Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), serviços relacionados à previdência e aposentadoria, sessões fotográficas e cuidados com a saúde, incluindo aferição da pressão arterial e glicemia. Além disso, uma palestra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher foi ministrada, levando informações sobre a Lei Maria da Penha e abordando diversos tipos de violência, além de orientações sobre o protocolo "Ei, mermã, não se cale!".
Serviços para promover a dignidade e cidadania, como emissão de RG, atendimento jurídico e momentos de autocuidado, como design de sobrancelhas, também foram disponibilizados para o público.
A secretária-geral do sindicato, Maria Edvania, expressou gratidão pela colaboração que resultou em múltiplos benefícios para a população do município. Em suas palavras, ela ressaltou a importância da união de esforços entre as instituições e a comunidade local para promover o bem-estar e o desenvolvimento.
Já Cassia Rodrigues, presidente da Fundação José Eugênio, parabenizou a parceria estabelecida com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), destacando ainda os esforços conjuntos da Defensoria Pública, que possibilitaram a resolução de muitas demandas da comunidade.
O evento contou com a presença da coordenadora das Mulheres do Campo das Florestas e das Águas, Louise Soares, e da coordenadora de Trabalho e Projeção Econômica para as Mulheres, Adeliane Martins, e autoridades locais, incluindo o vice-presidente do sindicato, Carlito Lopes; a secretária-geral, Maria Edvania; os vereadores Josimar Rodrigues, Paulo Adriano, Wilson Barbosa e Edmar Barbosa, a presidenta da Fundação José Eugênio, Cacia Rodrigues, e a representante do Instituto Félix Pacheco/SSP, Sheila Regina.
Mín. 22° Máx. 35°