Domingo, 12 de Maio de 2024
34°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Greve

Greve de motoristas e cobradores do sistema semiurbano entra no terceiro dia na Grande São Luís

Até o momento, nenhum acordo entre a categoria e os empresários foi firmado.

27/04/2024 às 10h01 Atualizada em 27/04/2024 às 10h59
Por: Carlos Santos Fonte: o imirante
Compartilhe:
Greve de motoristas e cobradores do sistema semiurbano entra no terceiro dia na Grande São Luís

A greve dos rodoviários do sistema semiurbano da Grande São Luís entra no terceiro dia neste sábado (27.04.24). Até o momento, nenhum acordo entre a categoria e os empresários foi firmado. Uma reunião para fim da greve da categoria só deve acontecer após uma decisão judicial.

 

A categoria está de braços cruzados desde quinta-feira (25.04.24) por atraso do salário do mês de abril, é o que afirma o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema). Com a paralisação, nenhum ônibus semiurbano circula em Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

 

Superlotação

 

O reflexo da greve é visto no sistema de transporte urbano da São Luís. Os ônibus que estão circulando normalmente dentro da capital acabam ficando superlotados. Além disso a busca por vans, táxi lotação, mototáxi e carros de aplicativo aumentou desde quinta.

 

Judicialização do movimento

 

O SET entrou com uma ação judicial e só quer se reunir com os sindicato dos motoristas após a decisão do Tribunal Regional do Trabalho sobre a ilegalidade da greve, o que ainda não tem prazo certo para acontecer.

 

Já a Agência de Mobilidade Urbana (MOB), do Governo do Maranhão, diz que busca reunir as partes para a resolução dos impasses, o que também só deve acontecer após a decisão da Justiça.

 

Por meio de nota, a Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) disse que repassou o subsídio às empresas do transporte semiurbano no último dia 11 de abril e que é delas a responsabilidade de efetuar o pagamento dos funcionários. Leia na íntegra:

 

"A Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informa que foi realizado o pagamento do subsídio às empresas do transporte semiurbano no último dia 11 de abril, que não é destinado à remuneração de funcionários. O pagamento dos funcionários é de responsabilidade das empresas de transporte público.

 

A MOB destaca que em casos de grandes dificuldades por parte das empresas, que resultem no comprometimento do serviço prestado, poderá ser feita intervenção ou mesmo substituição para que os usuários não sejam prejudicados.

 

Destaca ainda que está em processo de análise, buscando a total licitação do sistema de transporte semiurbano no Maranhão."

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias