Sábado, 18 de Maio de 2024
29°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Saúde

Valorização de pessoas: HGWA recebe instalação de arte de filhos de trabalhadoras da unidade

Carolina Mello posa ao lado do quadro feito pela filha Isabela, de 13 anos Uma surpresa de aquecer o coração. Um grupo de mães trabalhadoras do Hos...

22/04/2024 às 19h18
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Carolina Mello posa ao lado do quadro feito pela filha Isabela, de 13 anos

Uma surpresa de aquecer o coração. Um grupo de mães trabalhadoras do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram surpreendidas com uma exposição de arte bem especial. Uma parede dedicada aos desenhos elaborados pelos filhos, fruto de uma campanha do Dia das Mães feita na unidade. As pinturas, feitas por quem sabe, futuros artistas, com idades entre zero e 17 anos, ficarão em exposição fixa na unidade.

Esse é o segundo espaço do projeto que visa contemplar paredes, até então em branco, com arte. Foram 19 quadros, divididos em duas paredes chamadas de “Vida” e “Amor”. Com o tema ‘O que a mamãe faz no trabalho?’, o concurso de artes, promovido no ano passado, feito através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), incentivou a participação dos filhos das funcionárias da unidade, que puderam expressar em desenhos, a forma como imaginam o trabalho das mães. Neste mês de abril, os quadros receberam uma moldura e ficarão expostos na rampa de acesso do segundo andar do HGWA.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Cristiane Tavares se emocionou ao ver o quadro pintado pelo filho

Cristiane Tavares, que atua como auxiliar de serviços gerais, participou do projeto e se surpreendeu ao ver a arte do filho exposta. Ela lembra que pediu para João Gabriel, de 9 anos, desenhar o que ela faz no hospital. “Eu bati uma foto minha e pedi para ele desenhar. Eu amei o desenho. O sentimento é de gratidão, é uma coisa que eu gosto de fazer, um orgulho da minha profissão, e agora ficará para os pacientes e colegas de trabalho verem”, pontua.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Katarina Alves atua no setor de Nutrição e também teve um quadro inspirado em sua função

A auxiliar de escritório Katarina Alves, que atua no setor da Nutrição, trabalha no atendimento, recebendo as liberações, demandas e acompanhando as solicitações de dietas dos pacientes. E foi esse momento que a filha Rebeca Alves, de 16 anos, quis representar através das cores. “Eu relembrei o esforço que ela fez para pintar. Eu tenho as fotos do passo a passo. Eu me emociono em ter o desenho aqui para que todos possam ver”, destaca.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Três trabalhadoras que tiveram quadros pintados pelos filhos, uma ação em homenagem às mães do HGWA

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) Carolina Mello teve sua imagem representada através da pintura utilizando técnica de anime. Na pintura, a filha de Carolina, Isabela Melo, de 13 anos na época, fez a imagem da mãe, com jaleco, rodeada de bactérias coloridas, que normalmente a mãe fala em casa, como uma forma de cuidado.

“É muito emocionante ter o quadro pintado pelas mãos de um filho, na parede de um hospital tão reconhecido como é o HGWA, principalmente quando esse filho o vê como uma pessoa importante no serviço. Os detalhes nos seus traços retratam sua sensibilidade ao meu trabalho. Esse mural é um orgulho para todas as mães colaboradoras que participaram dele através de artes seus filhos. Espero que os pacientes também vejam e tenham um pouco mais de colorido em suas vidas”, relata.

A diretora Administrativa do HGWA, Carla Fonteles, ressalta que um dos propósitos para a ação é a valorização do trabalhador, além de demonstrar a importância do trabalho das colaboradores, através da visão de seus filhos.

“Como já fizemos na ação anterior, é uma forma de trazer o significado da colaboradora mãe com a expressão de amor genuíno de mãe e filho. O amor foi transformado em arte, entre eles, até alguns rabiscos, mas rabiscos cheios de sentimento, da forma como a criança interpreta de acordo com sua faixa etária. O resultado foram quadros belíssimos que estão expostos na galeria para colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes”, pontua.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias