Sábado, 25 de Maio de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Saúde

Semana Mundial de Vacinação: Saúde do Ceará realiza eventos sobre importância da imunização em todas as idades

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, entre os dias 20 e 26 de abril, ações para promover a Semana Mundial de Vacinação, inspiradas em ini...

20/04/2024 às 10h52
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

As atividades divulgam informações sobre a importância das vacinas para assegurar a proteção contra doenças imunopreviníveis (aquelas que podem ser prevenidas com a vacinação) e discutem estratégias de imunização, considerando a característica de cada região de saúde do estado.

A coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges, explica que a vacina é a medida mais eficaz para prevenir diversas doenças. “Por meio dela, é possível evitar hospitalizações, sequelas e até óbitos. No Brasil, as vacinas estão disponíveis nos serviços públicos de forma gratuita, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de equidade e universalidade”, explica.

“Vale destacar que a vacinação de grupos específicos impacta diretamente na proteção da comunidade, reduzindo o risco de transmissão de doenças e o estado de vulnerabilidade da população”, conclui Karine Borges.

Programação Dia D

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Vacinação vai ocorrer em postos de saúde dos municípios e Vapt Vupt Papicu

Neste sábado, 20 de abril, vai acontecer o Dia D de Vacinação Contra a Gripe. Os postos de saúde dos municípios e o Vapt Vupt Papicu vão funcionar para a imunização dos grupos prioritários. No Ceará, a campanha foi antecipada e teve início no dia 11 de março. A meta é vacinar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários.

Leia mais:Dia D de Vacinação contra a gripe para os grupos prioritários será promovido neste sábado (20) no Ceará

Live de abertura

O início da Semana Mundial de Vacinação acontece com a transmissão de uma live, no dia 22 de abril, às 14h, para comunicar informações seguras das vacinas. O evento conta com a participação de especialistas, como o epidemiologista e secretário executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antonio Lima Neto (Tanta); o pediatra e infectologista, Robério Leite; e a coordenadora geral de Incorporação Científica e Imunização no Programa Nacional de Imunizações (PNI), Ana Catarina Melo, entre outros.

Os cearenses podem atualizar o calendário nacional de vacinação, considerando a própria faixa etária, e conferir quais imunizantes devem tomar clicando aqui. O Calendário Nacional contempla 20 imunizantes que protegem os brasileiros em todos ciclos de vida, considerando o público de crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Simpósio sobre a importância das vacinação em todas as idades

Direcionada para coordenadores de imunização, técnicos da vigilância epidemiológica e atenção primária, a atividade seguinte será a realização do Simpósio sobre a importância das vacinas em todas as idades, com inscrições abertas clicando aqui. A ação conta com a participação da alergologista pediátrica, Janaíra Fernandes, e da infectologista pediátrica, Natália Arruda. O evento está agendado para os dias 24 e 25 de abril, no Hotel Stop Way, na avenida Monsenhor Tabosa, 940.

Fórum de coordenadores regionais de imunização

Com data marcada para o dia 25 de abril, de 8h às 17h, o Fórum de coordenadores regionais de imunização é direcionado para coordenadores de imunização e responsáveis da rede de frios das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e Superintendências Regionais (SR). O evento está marcado para acontecer também no Hotel Stop Way, de 8h às 17h. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Cerimônia pública no Ministério Público do Ceará

A programação da Semana se encerra com a cerimônia de conclusão do Projeto Imuniza+, iniciativa do Ministério Público do Ceará criado para fomentar a mobilização dos agentes envolvidos no processo de vacinação a realizarem um monitoramento permanente das coberturas nos municípios. Com transmissão ao vivo pelo Youtube do Ministério Público do Ceará (MPCE), o evento é aberto ao público e ocorrerá das 8h às 12h.

Conquistas do Plano Nacional de Imunizações

No Ceará, a vacinação está disponível em mais de 2.500 salas, além dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries) e unidades de vacinação no Vapt Vupt. Entre as conquistas dos mais de 50 anos do Programa Nacional de Imunização estão a eliminação da poliomielite, sarampo e rubéola. O recorte de feitos, no Ceará, por meio da vacinação, pode ser conferido no livro Programa de Imunização: uma história de conquistas na saúde pública do Ceará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias