Sábado, 25 de Maio de 2024
27°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Tecnologia Novos Equipamentos

Corpo de Bombeiros amplia uso da tecnologia para potencializar resultados das operações

O Corpo de Bombeiros já conta uma série de itens de alta tecnologia, sendo utilizados nas ações de rotina e operações especiais.

19/04/2024 às 15h38
Por: Amanda Bonfim Fonte: Governo do Estado do Maranhão
Compartilhe:
Foto/Reprodução: Governo do Estado do Maranhão
Foto/Reprodução: Governo do Estado do Maranhão

A tecnologia está sendo amplamente utilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) para melhorar a eficácia das respostas a emergências, na prevenção de ocorrências, identificação de riscos potenciais, em operações de combate a incêndios e de busca e salvamento, entre outros. Dados e análises, gerados pelos equipamentos, são aproveitados em tomadas de decisões, trazendo agilidade e mais confiabilidade às operações diárias. Fruto dos investimentos contínuos do Governo do Estado, a corporação tem adquirido equipamentos de ponta, que vão desde drones de última geração até softwares ultra avançados.

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, destaca o avanço na aquisição de ferramentas que estão aprimorando as operações, garantindo mais eficácia e segurança. “Com o firme apoio do governo estadual, o Corpo de Bombeiros tem potencializado as atividades e operações, com uso de equipamentos tecnológicos inovadores e mais modernos. A gestão entende a importância desses equipamentos e prioriza o investimento em tecnologia para a qualificação do trabalho. Isso reflete em um melhor resultado na prestação do nosso serviço à sociedade”, avalia. 

O Corpo de Bombeiros já conta uma série de itens de alta tecnologia, sendo utilizados nas ações de rotina e operações especiais. Os drones, equipados com câmeras térmicas, garantem melhor atuação em áreas de difícil acesso, a exemplo de florestas e orla marítima; e auxiliam também na localização de vítimas em operações de busca e salvamento.

No combate a incêndios, a tecnologia auxilia no monitoramento de áreas de risco, na análise de dados históricos e no sistema de alerta precoce; e sistema que controla a vazão de água. A ventilação mecânica é eficaz nas operações em espaços urbanos e ambientes de baixa visibilidade. Softwares são utilizados no mapeamento, em tempo real, de áreas afetadas por incêndios, por exemplo. 

“Com este conjunto, temos ampliado as operações e conseguido responder mais rápido e de forma mais expressiva às ocorrências”, observa o chefe da Subseção de Relações Públicas e coordenador do Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas, major Pablo Moura Machado.

Ele aponta como benefícios do uso destes equipamentos, a maior agilidade e precisão nas ações, mais segurança na tomada de decisões estratégicas, melhor otimização dos recursos, aumento da capacidade de resposta, comunicação e compartilhamento de informações mais eficazes, além da maior condição de prevenção a ocorrências como incêndios.

“Os investimentos realizados pelo Governo do Estado têm sido fundamentais para modernizar nossas operações de resgate. Com estes equipamentos tecnológicos avançados, estamos mais aptos a atuar com maior rapidez e precisão, salvando vidas, protegendo a comunidade e prestando um serviço de excelência”, ressalta major Machado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias