Sábado, 25 de Maio de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Segurança Segurança

Forças de Segurança apreendem 1.661 armas de fogo no primeiro trimestre de 2024 no Ceará

O resultado representa um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Em média, são apreendidas 19 armas todos os dias no Ceará O t...

19/04/2024 às 15h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O resultado representa um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Em média, são apreendidas 19 armas todos os dias no Ceará

O trabalho conjunto das Forças de Segurança do Ceará resultou na apreensão de 1.661 armas de fogo no primeiro trimestre de 2024. O resultado representa um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 1.578 armas de fogo em todo o Estado. Conforme os dados, compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os agentes da Segurança Pública apreendem uma média de 19 armas por dia.

Considerando apenas o resultado de março deste ano, o Ceará também apresentou um aumento no número de apreensões de armas de fogo, de 4,2%, quando foram retiradas de circulação 567 armas de fogo no período, frente às 544 apreendidas em março de 2023.

“Esse aumento da apreensão impacta diretamente na redução do número dos homicídios e mostra cada vez mais uma atuação das Forças de Segurança para redução dos CVLIs (Crimes Violentos Letais e Intencionais)”, destaca o titular da SSPDS, secretário Samuel Elânio. “A ideia é aumentarmos essas apreensões até o ponto de não termos qualquer arma de fogo circulando de forma ilegal no Estado”, complementa destacando o combate aos grupos criminosos.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Estamos atuando de forma coordenada em todo território cearense, reforçando o patrulhamento das divisas, em parceria com os outros estados, para evitarmos a circulação das armas ilegais aqui no Ceará. A tendência é apreendermos cada vez mais, até o momento que essas apreensões naturalmente cairão, diante da escassez de armas de fogo circulando ilegalmente. Esse é o caminho mais seguro para que possamos reduzir os índices de homicídios e possamos sufocar a atuação de grupos criminosos em nosso Estado”, arremata o secretário destacando o trabalho das Polícias Civil e Militar e os esforços dos agentes de Inteligência.

Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Ainda conforme os dados da Supesp, comparando o primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, as apreensões de armas de fogo nos 19 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) passaram de 291 para 359, com uma alta de 23,4%. Levando em consideração somente o terceiro mês do ano, também houve aumento no número de apreensões, indo de 97, em março do ano passado, para 134 armas de fogo apreendidas em março deste ano, perfazendo um acréscimo de 38,1%.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Destaques

Ao longo dos últimos três meses, a atuação das equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram, de forma ininterrupta, diligências e patrulhamentos que contribuíram para o resultado desse aumento de apreensões de armas de fogo. Uma dessas ofensivas foi a apreensão de sete armas de fogo e 192 munições no Eusébio, município da Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. A ofensiva no bairro Jabuti também resultou na prisão em flagrante por omissão de socorro a vítima em situação de violência doméstica e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Já uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na captura de dez pessoas suspeitas de envolvimento em ações criminosas no município de Iguatu – Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado. A Operação Martelo de Ferro cumpriu 23 mandados de busca e apreensão, incluindo dois adolescentes, de 15 e 16 anos, e três mandados de prisão foram cumpridos. Cinco homens foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e uso de drogas. Foram apreendidos quatro revólveres calibre 38 e uma pistola calibre 40.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser enviadas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias