Sábado, 25 de Maio de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Segurança Segurança

Ceará encerra março de 2024 com aumento de 63,7 % nas apreensões de entorpecentes

As drogas apreendidas no Ceará incluem cocaína, crack, maconha e derivados da maconha como haxixe e skunk O trabalho ininterrupto realizado pelas F...

18/04/2024 às 13h17
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

As drogas apreendidas no Ceará incluem cocaína, crack, maconha e derivados da maconha como haxixe e skunk
O trabalho ininterrupto realizado pelas Forças de Segurança do Ceará resultou no aumento de 63,7% no registro de apreensões de entorpecentes no Ceará, em março deste ano, quando comparado com o mesmo mês de 2023. O terceiro mês de 2024 encerrou com o registro de 240,01 quilos de drogas apreendidos, enquanto que no mesmo mês do ano passado foi realizada a apreensão de 146,63 kg de entorpecentes. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

As drogas apreendidas pelos órgãos de segurança vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) incluem cocaína, crack, maconha e derivados da maconha como haxixe e skunk. Dentre as áreas do Estado com registro de apreensão de drogas em março de 2024, a que mais se destacou foi o Interior Sul – região que corresponde às Áreas Integradas de Segurança 18, 19, 20, 21 e 22 do Ceará. Na Região Sul do Ceará, foram apreendidas 128,69 kg de drogas, em março deste, enquanto que em março do ano passado, foram apreendidas 32 kg, resultando em um aumento de 302,2%.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou que o aumento nas apreensões de drogas no Estado é fruto do intenso trabalho realizado pelas Polícias Civil e Militar do Ceará e pelos setores de inteligência. “Esse resultado positivo está diretamente relacionado aos trabalhos integrados desempenhados pelas nossas Forças de Segurança, juntamente com o trabalho investigativo e de inteligência. Seguimos realizando ofensivas especializadas coordenadas por núcleos de combate às drogas e da Delegacia de Narcóticos (Denarc) da PCCE, somado ao trabalho ostensivo da Polícia Militar que também está presente nas divisas do estado do Ceará. É importante destacar que esse resultado impacta diretamente em outros índices de criminalidade que estão relacionados ao tráfico de drogas”, destacou o gestor.

Em fevereiro deste ano, o Estado também registrou um aumento de 104,5% nas apreensões de entorpecentes em comparação com o mesmo mês no ano passado . Em fevereiro de 2023, haviam sido apreendidos 291,19 kg; já no segundo mês de 2024, foram apreendidos 595,38 kg de drogas.

No compilado do mês de fevereiro de 2024, destaca-se um aumento de 835% nas apreensões de cocaína. No mês de fevereiro de 2023, 49 kg de cocaína foram apreendidos nas ações realizadas pelas Forças de Segurança do Estado. Já em fevereiro deste ano, foram apreendidos 458,15 kg da substância.

Trimestre

Ainda conforme os dados compilados pela Supesp, no comparativo com o acumulado do primeiro trimestre deste ano, o Ceará também registrou aumento na apreensão de entorpecentes. Nos primeiros três meses de 2024, foram apreendidas 1.711,69 kg de drogas no Ceará, o que corresponde a um aumento de 24,2% quando comparado com os primeiros três meses de 2023. O primeiro trimestre do ano passado encerrou com 1.378,11 kg de entorpecentes apreendidos.

Um dos destaques é a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que finalizou o trimestre de 2024 com um aumento de 297%, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Neste ano, nos três meses iniciais, foram apreendidos 906,78 kg; já nos três primeiros meses de 2023, houve a apreensão de 228,42 kg.

Ações

No dia 13 de março deste ano, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu dois homens em flagrante e apreendeu mais de 10 kg de drogas, na Capital. A ação, que contou com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ocorreu na no bairro Barroso – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza.

Na Região Norte do Estado, uma ação do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da PMCE, resultou na apreensão de mais de 23 quilos de entorpecentes, balanças de precisão, uma capa de colete balístico e 12 munições de arma de fogo de calibre 32. A ação ocorreu no dia 28 de março deste ano, na cidade de Sobral – AIS 14 do Ceará.

Já no início do mês passado, o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), da Polícia Militar, prendeu em flagrante um homem suspeito de envolvimento com o tráfico ilícito de drogas no bairro Aldeota – AIS 1 de Fortaleza. Os policiais apreenderam mais de 24 quilos de drogas – entre ecstasy, haxixe, maconha e cocaína.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias